Como atualizar o aplicativo do Bolsa Família para JANEIRO: valores e datas

O novo Programa Bolsa Família realizará mais uma de suas rodadas de pagamento neste mês de janeiro. A informação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que gerencia o programa. Por este motivo, é muito comum que os mais de 21 milhões de beneficiários já estejam buscando por meios de consultar as informações do benefício.

A boa notícia é que o governo federal disponibiliza diversos meios para a realização desse tipo de consulta, e os dados dessa rodada, como valores que serão recebidos e as datas em que os pagamentos serão liberados, já estão à disposição dos beneficiários. Ou seja, as famílias já podem acessar os apps, site ou a central de atendimento telefônico para realizar a consulta.

Atualizar o aplicativo do Bolsa Família para janeiro

No caso dos aplicativos, que são o meio de consulta mais utilizado porque são fáceis de usar e estão sempre à mão, é necessário garantir frequentemente que os apps estão atualizados com a versão mais recente. Isso evita erros no momento em que o usuário tenta utilizar o aplicativo, e ainda garante que as informações apresentadas estão corretas.

Os aplicativos utilizados para este tipo de consulta são o app Bolsa Família, que leva o mesmo nome do programa social por ser o aplicativo oficial; o app Caixa Tem, também muito utilizado porque é o principal meio de recebimento dos valores; e o aplicativo Cadastro Único (CadÚnico), que apresenta, além dos dados da rodada, os dados cadastrais da família para verificação.

Atualizar todos estes aplicativos para se preparar para os pagamentos de janeiro do novo programa de transferência de renda é muito simples. Basta acessar a loja de aplicativos do smartphone (App Store para aparelhos com sistema IOS ou Play Store para aparelhos com sistema Android), e procurar pelo nome do app que deseja atualizar.

Depois da busca, basta clicar na opção que foi procurada e verificar se a opção “Atualizar” está disponível. Se estiver, basta clicar nela, pois significa que há uma atualização que precisa ser feita. Caso contrário, significa que está tudo certo com o app e ele pode ser utilizado normalmente. Isso deve ser feito pelo menos uma vez ao mês com todos os apps citados acima, desde que o beneficiário os tenha instalado no smartphone.

De todo modo, é importante destacar que esse tipo de consulta dos valores que serão recebidos neste mês de janeiro através do novo Programa Bolsa Família pode ser realizada também nos sites CadÚnico (que é uma versão para computador do app) e Portal do Cidadão, além da central de atendimento telefônico que atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.

Datas do Bolsa Família em janeiro

Por fim, vale destacar também que as datas em que cada grupo familiar receberá seu benefício de janeiro do Bolsa Família já pode ser consultada no calendário oficial, que se encontra abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.