Cientistas afirma que Terra está desacelerando e dia poderá ter 25 horas

Recentemente, cientistas começaram a observar que o movimento de rotação da Terra está desacelerando, o que implica em possíveis mudanças da vida no planeta, incluindo o tempo de duração dos dias, que podem chegar a 25 horas. O fenômeno, que marca a primeira vez em sete anos que os dias estão se alongando, tem implicações profundas para nossa sociedade tecnológica e para a compreensão de como a Terra funciona.

A mudança no ritmo da rotação terrestre está sendo estudada pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS). Dessa forma, eles prevêem que a duração de um dia pode aumentar em até +1,63 milissegundos ao longo de 24 horas até março de 2025. Embora pareça uma mudança minúscula, essa desaceleração pode ter impactos significativos em nossa vida cotidiana.

Neste caso, uma das causas principais dessa desaceleração é o derretimento das calotas polares. Esse fenômeno está alterando a distribuição de massa do planeta, o que afeta sua rotação. Além disso, pesquisadores da Universidade de Pequim, na China, sugerem que o núcleo interno da Terra pode estar girando mais devagar do que a superfície do planeta. Isso indica uma mudança significativa na dinâmica interna do nosso planeta.

A longo prazo, é esperado que a duração de um dia na Terra alcance 25 horas em aproximadamente 200 milhões de anos. Essa mudança gradual, porém constante, pode exigir ajustes em nossa sociedade. Desde a navegação por GPS até sistemas de comunicação, todos dependem da precisão do tempo. A desaceleração da rotação terrestre pode gerar a necessidade de ajustes, como a adição de “segundos bissextos” para manter a sincronia global.

Embora as implicações imediatas possam parecer pequenas para os habitantes da superfície, o movimento diferencial do núcleo terrestre afeta a ação gravitacional e gera o campo magnético terrestre. 

Rotação da Terra

A rotação da Terra é o movimento do planeta em torno do seu próprio eixo imaginário. Esse eixo atravessa o planeta de polo a polo, e a rotação ocorre de oeste para leste, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio quando vista de cima, no hemisfério norte, ou no sentido dos ponteiros do relógio quando vista de cima, no hemisfério sul.

A Terra leva aproximadamente 24 horas para completar uma rotação completa, o que define um dia. Esse movimento de rotação é responsável pela alternância entre o dia e a noite, já que enquanto uma parte do planeta está voltada para o Sol e é iluminada (o dia), a outra está na sombra (a noite).

Além disso, a rotação terrestre influencia diretamente o clima, a distribuição das massas de ar e de água, e até mesmo a forma do planeta (a Terra não é perfeitamente esférica devido à rotação, sendo ligeiramente achatada nos polos e alargada no equador).

A rotação da Terra pode influenciar na nossa vida em alguns aspectos, como: 

  • Ciclo Dia e Noite: A rotação da Terra é responsável pela alternância entre o dia e a noite. Esse ciclo influencia os padrões de sono, atividade e comportamento de muitas espécies, incluindo os seres humanos.
  • Clima: A rotação terrestre influencia os padrões climáticos do planeta. Ela determina a distribuição de calor ao redor da Terra, influenciando a formação de ventos, correntes oceânicas e padrões climáticos globais.
  • Estações do Ano: A inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol é responsável pelas estações do ano. Isso ocorre porque a inclinação faz com que diferentes partes do planeta recebam mais ou menos luz solar em diferentes épocas do ano.
  • Gravidade: A rotação da Terra afeta a distribuição de massa ao redor do planeta, o que por sua vez influencia o campo gravitacional terrestre.