Cidades brasileiras que podem sacar o Bolsa Família antes do tempo
Na próxima semana, o governo federal iniciará os pagamentos de novembro do Bolsa Família, beneficiando mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.
No entanto, este mês traz uma novidade: a antecipação do benefício para moradores de municípios que enfrentaram recentes emergências climáticas.
Essa medida visa facilitar o acesso ao auxílio em um momento crítico, ajudando principalmente famílias afetadas por enchentes e outros desastres naturais.
Cidades brasileiras que podem sacar o Bolsa Família antes do tempo
A antecipação do Bolsa Família será concedida a partir do dia 14 de novembro para famílias que, em condições normais, só receberiam no decorrer do mês.
Essa iniciativa abrange não apenas os beneficiários cujo Número de Inscrição Social (NIS) termina em 1, mas também aqueles residentes em municípios que declararam situação de emergência ou calamidade pública nos últimos dois meses.
No Rio Grande do Sul, estado que sofreu intensas enchentes em 2024, todos os municípios terão o benefício liberado antecipadamente até o final do ano, sem distinção do número final do NIS.
Já em outras regiões, a antecipação será restrita a localidades específicas atingidas por condições climáticas severas.
Em Pernambuco, moradores das cidades de Buíque, Granito, Gravatá, Itaíba, Quixaba, São Bento do Una e São Caetano também poderão sacar o benefício antes do previsto.
Na Paraíba, os municípios de Casserengue, Curral Velho e Fagundes foram contemplados com a antecipação.
Na Bahia, por exemplo, as cidades de Bom Jesus da Serra, Guajeru e Quijingue terão o pagamento adiantado.
Algumas cidades de São Paulo, Roraima e Amazonas, afetadas por uma recente estiagem, também terão o Bolsa Família liberado antecipadamente.
Já no Rio Grande do Norte, Equador e Paraú foram selecionadas para o recebimento antecipado.
Pagamentos antecipados aos finais de semana
Além das antecipações do Bolsa Família para os municípios em emergência, o governo também alterou o calendário de alguns pagamentos para facilitar o acesso ao benefício em finais de semana.
Beneficiários com NIS final 2, que normalmente receberiam o pagamento em 18 de novembro (segunda-feira), poderão sacar o valor já no sábado, dia 16.
Da mesma forma, beneficiários com NIS final 6, programados para o dia 25, terão o saque liberado no dia 23 de novembro (sábado).
Bolsa Família novembro: calendário completo
O calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família em novembro que foi liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) é o seguinte:
- NIS final 1: 14 de novembro
- NIS final 2: 18 de novembro (liberado em 16 de novembro)
- NIS final 3: 19 de novembro
- NIS final 4: 21 de novembro
- NIS final 5: 22 de novembro
- NIS final 6: 25 de novembro (liberado em 23 de novembro)
- NIS final 7: 26 de novembro
- NIS final 8: 27 de novembro
- NIS final 9: 28 de novembro
- NIS final 0: 29 de novembro
Os saques podem ser feitos no aplicativo Caixa Tem, em lotéricas, caixas eletrônicos e agências da Caixa Econômica Federal nos dias úteis.