Central do Bolsa Família confirma atualização cadastral na casa dos beneficiários
Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) comunicou oficialmente, por meio do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a criação da Central de Cadastro Único (Cecad). Em sua fase inicial, esta nova unidade irá priorizar o atendimento domiciliar para famílias que estão sem receber o Bolsa Família devido à necessidade de atualização cadastral que deve ser realizada em suas residências.
É relevante mencionar que os beneficiários não precisam marcar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os colaboradores da Central serão encarregados de identificar as famílias que precisam dessa atualização domiciliar e agendar o atendimento por meio de contato telefônico.
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Visita domiciliar da Central
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social, esclareceu que não se trata de uma fiscalização, mas de um acompanhamento para facilitar e agilizar o atendimento em casa. Ela destacou que, no caso do Bolsa Família, essa é uma exigência do governo federal para que os beneficiários possam receber o benefício.
As visitas domiciliares tiveram início em 1º de julho. A equipe da Cecad organiza as listas de acordo com a região administrativa e o público prioritário, planeja os atendimentos mensais e marca as visitas com uma semana de antecedência. No contato, eles explicam os procedimentos e os motivos para o atendimento domiciliar.
A secretária acrescentou que, inicialmente, serão atendidas as famílias em averiguação cadastral do Bolsa Família, para as quais a atualização deve ser realizada em casa devido à urgência dessa demanda, conforme os prazos estabelecidos pelo governo federal. Além disso, a Central de Cadastro Único atenderá outras necessidades que possam surgir.
Atualização do Bolsa Família
De acordo com a Instrução Normativa publicada em janeiro deste ano, a Ação de Qualificação Cadastral de 2024, estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo corrigir e atualizar os dados do Cadastro Único das famílias com registros inconsistentes, comparando essas informações com outras bases de dados do governo federal.
O documento estabelece exceções para o cadastro domiciliar em casos de calamidade ou emergência, ou quando a visita à residência representar risco aos entrevistadores devido à violência na área. Nessas situações, é permitido atualizar o cadastro sem a necessidade de visita domiciliar, mediante o preenchimento de um questionário específico no Portal de Gestão do Cadastro Único.