Casos em que o Bolsa Família pode ser ANTECIPADO pela Caixa Econômica

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que é o órgão responsável pela administração do novo Programa Bolsa Família, realiza repasses do programa social todos os meses para pouco mais de 21 milhões de beneficiários em situação de vulnerabilidade social. Contudo, existe um método para a liberação dos valores que já é utilizado há muitos anos.

As quantias são pagas conforme um calendário oficial que é divulgado pelo próprio ministério e que compreende os últimos dez dias úteis de cada mês. Neste período, as famílias são divididas em dez grupos diferentes, segundo o número final do NIS (Número de Inscrição Social) de cada uma. Dessa forma, os valores são liberados nas datas do calendário conforme a ordem crescente do final do NIS de cada família.

Ou seja, no primeiro dia do cronograma recebem as famílias com final do NIS 1, no segundo dia recebem os beneficiários com final do NIS 2, e assim sucessivamente. Os pagamentos são finalizados no décimo dia do calendário, data em que famílias com final do NIS 0 recebem. No entanto, é importante destacar que antecipações fora do calendário oficial costumam ocorrer em todos os meses por diversas causas.

Casos em que o Bolsa Família pode ser antecipado

De modo geral, há dois tipos de antecipações que ocorrem todos os meses nos pagamentos do Bolsa Família, e que apesar de não constarem no calendário oficial já são considerados tradicionais pelos beneficiários. E há ainda um terceiro tipo de antecipação que costuma ocorrer no final de cada ano com o objetivo de favorecer as famílias antes dos feriados do período.

A primeira dessas antecipações ocorre no primeiro dia de cada rodada de pagamentos. Ela antecipa para o primeiro dia do calendário oficial os repasses de grupos familiares que moram em municípios que decretaram oficialmente nos últimos dois meses situação de emergência ou situação de calamidade pública. As antecipações ocorrem apesar do que diz o calendário oficial ou do número final do NIS de cada beneficiário.

Já o segundo tipo de antecipação ocorre nos finais de semana do período de pagamentos do Bolsa Família. Nestes casos, os repasses agendados para as segundas-feiras são liberados nos sábados imediatamente anteriores as datas oficiais, situação que provoca uma pequena antecipação de dois dias. Os contemplados são sempre as famílias com recebimento agendado para as segundas-feiras, mas o mesmo pode ocorrer nos feriados.

O terceiro tipo de antecipação, que é tradicional mas menos conhecida, ocorre todos os anos no mês de dezembro. Isso porque os pagamentos do último mês do ano não podem ocorrer nos últimos dez dias do mês por conta dos feriados de Natal e Ano Novo. Buscando repassar os valores antes das festas para que as famílias vulneráveis também possam comemorar, o governo organiza o calendário para finalizar a rodada antes do Natal. Ou seja, todos são contemplados.

Datas do Bolsa Família janeiro

Para finalizar, confira abaixo o calendário de pagamentos do Bolsa Família janeiro, com as antecipações já sinalizadas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.