Carros voadores é aprovado pela Embraer e já tem mais de 3 mil encomendas

A revolucionária visão de carros voadores está mais próxima da realidade do que imaginamos, com a Embraer liderando o caminho. Com quase três mil encomendas e previsão de início de operação para 2026, os “carros voadores” da Embraer estão passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que supervisiona as atividades da aviação civil no Brasil.

Veja como funciona os Carros Voadores da Embraer

Os veículos aéreos, conhecidos como ‘eVTOLs’ (veículos elétricos de pouso e decolagem vertical), estão sendo desenvolvidos pela Eve Air Mobility, uma subsidiária da Embraer focada em mobilidade urbana. O modelo principal, o EVE-100, será produzido em Taubaté (SP), com o objetivo de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.

Recentemente, a Anac abriu uma consulta setorial para receber sugestões e ideias que possam integrar a certificação desses inovadores veículos aéreos. A consulta, que permanecerá aberta até a próxima sexta-feira (15), busca coletar comentários sobre critérios de aeronavegabilidade, como peso, centro de gravidade, estruturas utilizadas, características de navegação, entre outros.

O especialista em aviação, Fernando Capuano, destaca a importância dessa consulta, pois os ‘eVTOLs’ representam uma categoria inovadora na aviação, carecendo de regulamentação específica para certificações. Ele enfatiza que a participação ativa da comunidade interessada é crucial para o estabelecimento de regras e normas seguras.

Atualmente, não há um regulamento específico para os ‘eVTOLs’, e a Anac baseará os critérios de aeronavegabilidade nos requisitos contidos nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC). A agência analisará os comentários recebidos durante a consulta setorial para determinar quais podem ser incorporados no regulamento final utilizado nas certificações.

Quando os carros voadores começarão a circular

Com a estimativa de início de operação em 2026, os ‘carros voadores’ da Embraer têm o potencial de revolucionar a mobilidade urbana, reduzindo drasticamente o tempo de viagem em áreas urbanas. A Eve Air Mobility sugere que os veículos terão um alcance de até 100 km, tornando as viagens intraurbanas de uma hora para apenas 15 minutos, cobrindo 99% dos trajetos interurbanos.

A expectativa é democratizar os voos urbanos, tornando-os mais acessíveis em comparação com opções tradicionais, como helicópteros. A Eve estima que o preço das viagens de carro voador será mais próximo ao de uma viagem de carro por aplicativo do que de um voo de helicóptero, tornando o serviço mais acessível para um público mais amplo. O modelo da Eve terá capacidade para quatro passageiros e um piloto.

Com essa inovação, a Embraer não apenas avança na indústria da aviação, mas também redefine o conceito de transporte urbano, abrindo caminho para uma nova era de mobilidade e conectividade.