Calor sufocante! Clima no Brasil pode atingir temperaturas insuportáveis e históricas em maio

A previsão do tempo para o mês de maio indica condições climáticas extremas em diferentes regiões do Brasil, com destaque para o aumento das temperaturas em diversas regiões do país. Por isso, as temperaturas elevadas devem atingir recordes históricos para este período do ano, com calor sufocante. 

Nos últimos anos, maio foi considerado o terceiro mês mais frio do outono climático, estando mais próximo das características do inverno, sobretudo na segunda metade do mês. Nesse sentido, é comum que aconteçam mais dias de frio ou amenos e menos episódios de calor em diversas áreas do país.

Com a chegada do outono, aumenta a possibilidade de temperaturas mínimas muito baixas e episódios de geada em várias regiões do Brasil. Neste caso, é possível que aconteçam eventos de ar gelado de trajetória continental podem causar quedas acentuadas de temperatura. 

No entanto, este ano o clima está sofrendo mudanças devido ao aquecimento global e as temperaturas estão cada vez mais intensas, principalmente em relação ao calor. Por isso, o clima em maio de 2024 pode ser marcado por temperaturas mais elevadas, estando bem acima da média para a estação, parte disso acontece devido aos efeitos do El Niño.

Altas temperaturas 1 1
Em maio, as temperaturas permanecem elevadas e batem recordes para esta época do ano. (Reprodução/Internet)

Clima nos estados

Conforme divulgado pelo MetSul Meteorologia, a região sul do país deverá enfrentar chuvas acima da média além do calor, principalmente no Rio Grande do Sul, o que pode resultar em enchentes e inundações em várias cidades. Dessa forma, as precipitações intensas devem acontecer nas duas primeiras semanas do mês. 

No início de maio, ainda serão observadas condições de El Niño, o que contribuirá para os extremos de temperatura e chuva no Centro-Sul do Brasil. Entretanto, ao longo do mês, é esperado que as águas do Pacífico Equatorial se resfriem, levando ao fim do El Niño e à neutralidade climática.

Além disso, a primeira quinzena de maio será marcada por chuvas intensas e temperaturas acima da média no Centro-Sul do Brasil. A região Sul enfrentará chuvas acima da média, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste as chuvas serão abaixo da média.

Dessa forma, maio será um mês de temperaturas acima da média em grande parte do Centro-Sul do Brasil, com destaque para o Sudeste. As temperaturas máximas podem atingir valores próximos ou até acima dos observados nos meses de verão, com registros de até 40ºC ou mais em alguns pontos.

Previsão de Queimadas 

Com o tempo seco e quente, é esperado um aumento no número de queimadas, sobretudo no Sudeste, devido às altas temperaturas e à falta de chuva. Durante os períodos de clima mais seco, como no inverno em algumas regiões do país, a vegetação se torna mais propensa a incêndios devido à falta de umidade e à maior facilidade de propagação do fogo. 

A prática de queimadas para limpeza de áreas agrícolas, pastagens e para preparo de plantio, chamada de “queima controlada”, muitas vezes foge ao controle e se transforma em incêndios de grandes proporções. Além disso, há também as queimadas ilegais, geralmente realizadas para desmatamento ilegal, que causam impactos ambientais devastadores.

Para combater as queimadas durante os períodos mais secos, são necessárias medidas efetivas de prevenção, como a proibição de queimadas ilegais, a fiscalização rigorosa, o uso de técnicas agrícolas sustentáveis que evitem o uso do fogo, e a conscientização da população sobre os impactos negativos dessas práticas.