Calendário do Vale Gás em dezembro: datas para saque

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) possui uma série de benefícios sociais para atender famílias vulneráveis no Brasil, como o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, também conhecido como Vale Gás por quem recebe.

Este programa social libera a cada rodada uma quantia em dinheiro para auxiliar as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com a compra do botijão de gás de cozinha de 13kg, e as datas desses pagamentos neste mês de dezembro já foram divulgadas.

Calendário do Vale Gás em dezembro: datas para saque

Isso porque os repasses do Vale Gás são feitos juntamente com os pagamentos do Programa Bolsa Família, ou seja, seguindo o mesmo calendário e através dos mesmos meios de pagamento, como o aplicativo Caixa Tem, caixas eletrônicos e casas lotéricas, além das agências da Caixa.

Assim, já se sabe que os repasses de dezembro acontecerão mais cedo do que o habitual, entre os dias 10 e 23 deste mês, segundo a ordem crescente do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário, que vai do 1 ao 0. Confira no calendário abaixo:

  • NIS final 1: 10 de dezembro
  • NIS final 2: 11 de dezembro
  • NIS final 3: 12 de dezembro
  • NIS final 4: 13 de dezembro
  • NIS final 5: 14 de dezembro (adiantado do dia 16)
  • NIS final 6: 17 de dezembro
  • NIS final 7: 18 de dezembro
  • NIS final 8: 19 de dezembro
  • NIS final 9: 20 de dezembro
  • NIS final 0: 21 de dezembro (adiantado do dia 23)

Vale lembrar que, geralmente, os pagamentos do Bolsa Família e do Vale Gás ocorrem sempre nos últimos dez dias úteis do mês, e portanto, na última quinzena. No entanto, em dezembro ocorrerão mais cedo para que sejam finalizados antes do Natal.

Contudo, enquanto o Bolsa Família faz repasses mensais, o Auxílio Gás só libera valores a cada dois meses, e apenas em meses pares, pois as regras determinam que ele seja um benefício bimestral. Por conta disso, só há pagamentos nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

Valor do Vale Gás em dezembro e quem recebe

Ainda segundo as regras, o Vale Gás deve pagar a quantia referente ao valor médio nacional dos últimos seis meses do botijão de gás de cozinha de 13kg. Por este motivo, a quantia liberada a cada rodada pode mudar segundo as variações do prelo do botijão. Em outubro foram pagos cerca de R$ 102.

Já em relação aos critérios de recebimento, tem direito ao benefício todas as famílias vulneráveis inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal abaixo de meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa. Isso soma mais de 40 milhões de grupos familiares, incluindo todos do Bolsa Família.

Contudo, na pratica, o governo federal afirma que não possui recursos financeiros suficientes para atender a todos esses potenciais beneficiários, e por isso o valor é liberado somente para seis milhões de famílias a cada rodada.

Assim, quem recebe são sempre as mesmas famílias que receberam nos meses anteriores, já que não há a inclusão de novos beneficiários.

Os escolhidos são os grupos familiares com as menores rendas, os que possuem mais pessoas, aqueles que vivem nos municípios mais carentes, e famílias com mulheres vítimas de violência, sempre no limite de seis milhões de famílias por rodada.