Calendário do Bolsa Família janeiro: forma de consulta vai mudar em 2024?

O novo Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda mensal, o que significa que ele faz uma nova rodada de repasses todos os meses. A quantidade de famílias atendidas a cada uma dessas rodadas geralmente ultrapassa os 21 milhões. Ou seja, são muitos grupos familiares atendidos e, por conta disso, os valores não são liberados em um único dia.

Para realizar a liberação dos valores para todas essas famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o programa, costuma utilizar um calendário que só funciona com uma dinâmica muito específica que já vem sendo utilizada nos últimos anos. De acordo com ela, os valores devem ser liberados ao longo dos últimos dez dias úteis de cada mês.

As famílias beneficiárias são divididas em dez grupos, de acordo com o número final do NIS (Número de Inscrição Social) de cada um, que vai de 1 a 0, e cada grupo recebe em um dos dias do calendário oficial, respeitando a ordem crescente do final do NIS. Isso significa que recebem no primeiro dia as famílias com final do NIS 1, depois as com final do NIS 2 e a rodada termina com as famílias com final do NIS 0.

Calendário do Bolsa Família janeiro: consulta

Pelo fato de cada mês possuir fins de semana e/ou feriados em diferentes dias, é comum que as datas de pagamento para cada família não sejam sempre as mesmas. Um exemplo disso é o início de cada rodada, por exemplo, que em alguns meses ocorre no dia 16 ou 17, e em outros no dia 18 ou 19, o que faz todas as demais datas variarem também.

Por este motivo, é muito comum que os beneficiários busquem meios para consultar a data exata em que receberão e em qual dia da semana isso acontecerá. Mas com o ano mudando e algumas mudanças acontecendo, muitos se perguntam se estes meios de consulta também serão alterados. Por este motivo, é necessário destacar que em 2024 os meios para consulta do calendário do Bolsa Família continuam os mesmos.

O Ministério do Desenvolvimento Social disponibiliza aplicativos, sites e uma central de atendimento que responde via web chat, telefone e WhatsApp. Aqueles que preferem usar os apps podem consultar o calendário através dos aplicativos Caixa Tem, por onde a maioria recebe; app Bolsa Família, que é o aplicativo oficial; e pelo aplicativo Cadastro Único (CadÚnico), que também apresenta os dados cadastrais da família.

Este último também pode ser acessado em versão web, pois há um site com o mesmo nome dedicado para o banco de dados. Outro site disponível é o Portal do Cidadão, da Caixa Econômica Federal. Também há o web chat no site do Ministério, o telefone 121 e o WhatsApp no número (61) 4042-1552. Todos esses últimos três meios funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.