Caixa emite comunicado para todos os correntistas

A Caixa Econômica Federal, a maior instituição financeira do Brasil, está prestes a entrar de forma decisiva no universo digital, lançando sua versão de conta digital até abril. O movimento é uma resposta ao crescente domínio das fintechs emergentes no mercado, que têm conquistado cada vez mais clientes.

Em uma entrevista exclusiva à Inteligência Financeira, o Presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacou que a estratégia digital abrange não apenas a introdução da conta digital, mas também a modernização do home broker para competir com plataformas de investimento digital.

Carlos Vieira, que assumiu a presidência do banco em novembro, está empenhado em levar a Caixa para o mundo digital, reconhecendo a necessidade urgente de atualização diante das transformações tecnológicas e das mudanças nos padrões de comportamento dos consumidores. Apesar de ser a maior instituição financeira do país, com mais de 150 milhões de clientes, uma parte substancial das transações ainda ocorre nas agências físicas. A visão de Vieira é clara: “temos clareza da necessidade de atualização da Caixa para esse mundo”.

O primeiro passo em direção à digitalização ocorreu em 2020 com o lançamento do aplicativo Caixa Tem. Este aplicativo teve um papel importante na distribuição dos auxílios emergenciais do governo federal durante a pandemia, mas enfrentou desafios técnicos e limitações na oferta de produtos, o que dificultou a conversão de usuários em clientes.

Caixa está implementando estratégias

Carlos Vieira anunciou um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para eliminar 3200 posições tradicionais, ao mesmo tempo em que aprovou um concurso para 4000 vagas, sendo metade delas destinadas a profissionais de tecnologia. O presidente enfatiza a necessidade de acelerar internamente para alcançar o patamar digital de outros bancos, especialmente diante do sucesso de fintechs como Nubank e Inter.

Reconhecendo que algumas soluções demandarão parcerias com empresas privadas, a Caixa firmou uma parceria com a Microsoft. Nos próximos meses, está previsto o lançamento de uma aplicação para o Drex, o real digital, que permitirá aos clientes armazenar recursos em seus telefones celulares e realizar transações mesmo sem acesso à internet.

Estas iniciativas fazem parte dos esforços da Caixa para aumentar sua eficiência e lucratividade. Apesar de o banco já possuir o dobro do lucro do Banco do Brasil, Vieira acredita que há espaço para melhorias através de uma prestação de serviços aprimorada.

Na conclusão da entrevista, Carlos Vieira revelou a descoberta recente de 1.800 contratos de clientes em atraso, totalizando mais de R$ 10 bilhões. Ele reconheceu a surpresa diante desse número e enfatizou a importância de atingir metas de rentabilidade (ROE), destacando que, embora não seja obrigado a ter um ROE igual ao do mercado.