Caixa e BB abrem mais cedo nesta quarta: veja como se beneficiar

De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil devem abrir mais cedo nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, devido a realização do mutirão de renegociação de dívidas do Desenrola Brasil, que está sendo chamado também de Dia D.

Nesse sentido, está previsto para que todas as agências do país abram uma hora mais cedo e os funcionários devem estar disponíveis para realizar o atendimento de consumidores interessados em participar do Desenrola. Além disso, as agências podem atender os clientes para a negociação de outras dívidas, como Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e quitação de contratos do Minha Casa, Minha Vida para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o programa Bolsa Família.

Desenrola Brasil 1

Como deve funcionar o atendimento?

Em relação ao Banco do Brasil, o expediente deve começar mais cedo em mais de 4 mil agências do país. Além disso, a instituição estará disponibilizando Carretas BB em algumas localidades para realizar a renegociação de dívidas. No caso da Caixa, o horário que as agências abrem varia dependendo da região, por isso é necessário verificar o horário conforme a cidade. 

Além disso, o Dia D foi divulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele informou que o objetivo do governo e da equipe econômica é diminuir a inadimplência do país, retirando o nome dos devedores dos cadastros em birôs de crédito para que voltem a realizar compras, sendo uma forma de impulsionar a economia. 

“Na hora que você liberta o cara de uma dívida, você está dando a ele liberdade até para que ele se endivide outra vez, mas para que ele se endivide com responsabilidade. Os empresários precisam que ele tenha uma ‘dividazinha’, que ele precisa comprar”, disse Lula.

O presidente está incentivando as pessoas a renegociarem os débitos que estão em aberto. “Não tenha medo, não tenha vergonha de conversar com alguém sobre sua dívida. Procure o banco e discuta com seriedade que você vai sair do banco de cabeça erguida, com o nome limpo na praça”, afirmou.

Mais sobre o Desenrola Brasil 

Na segunda-feira, dia 20 de novembro, o Desenrola iniciou uma nova fase, possibilitando que os consumidores renegociem dívidas entre 5.000 e R$ 20 mil. De acordo com as regras, é possível parcelar as dívidas em até 60 vezes, com juros de até 1,99% ao mês. Antes, as dívidas de até R$ 20 mil deveriam ser pagas à vista após o desconto do programa, a mudança visa aumentar a negociação dos débitos. 

Por fim, através do Desenrola Brasil é possível renegociar contas bancárias e de serviços básicos, como faturas de água, energia elétrica, operadoras de telefonia, varejistas e outros estabelecimentos. Para conferir mais informações, basta acessar o portal oficial do programa desenvolvido pelo Governo Federal para auxiliar nas negociações.