CadÚnico emite COMUNICADO GERAL para TODOS do Bolsa Família

O governo federal começou a enviar uma mensagem para os beneficiários do novo Programa Bolsa Família através do aplicativo e site CadÚnico. O comunicado informa a respeito de bloqueios por Averiguação Cadastral que acontecem neste mês de fevereiro e que deixarão milhares sem receber neste segundo mês de 2024.

Ou seja, é indispensável que todos os mais de 21 milhões de beneficiários do programa social consultem o app ou site para verificar se estão entre os bloqueados deste mês. A consulta também é importante porque o comunicado informa datas importantes para resolver o problema e voltar a receber normalmente, além de esclarecer como a situação pode ser solucionada.

Comunicado para todos do Bolsa Família

O comunicado é voltada para famílias unipessoais do novo Programa Bolsa Família, que são aqueles beneficiários que informaram ao Cadastro Único no momento da inscrição no programa que moram sozinhos. Segundo a mensagem, alguns destes beneficiários teriam sido bloqueados porque há suspeitas de que essas pessoas não moram sozinhas de fato.

Por isso, quem recebeu a mensagem não receberá o pagamento de fevereiro do programa, e a orientação do governo é para que estes beneficiários procurem um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados. É recomendado levar comprovantes de renda e residência atualizados, além de documentos pessoais do titular do benefício e de todas as pessoas que moram na mesma casa, mesmo que não sejam parentes.

Contudo, é necessário atenção as datas para evitar maiores transtornos. A atualização dos dados deve ser realizada até o dia 15 de março, pois após esta data a família será cancelada, ou seja, perderá o direito de receber o benefício. No entanto, é recomendado atualizar os dados antes do dia 10 de fevereiro para garantir o recebimento do benefício em março. Caso contrário, a família só volta a receber em abril ou maio.

O comunicado ainda esclarece que a mensagem de convocação para atualização é válida somente para aqueles que atualizaram seus dados pela última vez antes de 16 de dezembro do ano passado. Isso porque os beneficiários do novo Programa Bolsa Família que atualizaram seus dados cadastrais depois dessa data já corrigiram seus dados, portanto, podem desconsiderar a mensagem e apenas aguardar o desbloqueio.

Mas atenção: Quem atualizou seus dados entre 17 de dezembro e 11 de janeiro, deve ser desbloqueado neste mês e receber os pagamentos de fevereiro normalmente, desde que a atualização tenha comprovado que o beneficiário de fato mora sozinho e atende as regras do programa. Quem atualizou ou ainda vai atualizar seus dados entre 12 de janeiro e 10 de fevereiro só deve ser desbloqueado em março. Já as atualizações entre 11 de fevereiro e 10 de março só provocam desbloqueio em abril.

Calendário do Bolsa Família fevereiro

Para finalizar, confira abaixo o calendário completo com todas as datas dos pagamentos de fevereiro do novo Programa Bolsa Família:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 16 de fevereiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de fevereiro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 17/02);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de fevereiro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de fevereiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 22 de fevereiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 23 de fevereiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de fevereiro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 24/02);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de fevereiro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de fevereiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 29 de fevereiro.