CadÚnico altera valores durante atualizações e pega cadastrados em benefícios de surpresa

Com o início do mês de abril, uma nova atualização nos valores do Cadastro Único (CadÚnico) surpreendeu os beneficiários cadastrados em programas sociais. A alteração ocorreu em decorrência do pagamento do Vale Gás, um benefício concedido às famílias de baixa renda inscritas no Bolsa Família. Entenda como essa mudança afeta os cadastrados e quais são as novas regras estabelecidas.

O Cadastro Único é uma ferramenta do governo que reúne informações de famílias de baixa renda para acesso a diversos programas sociais. Neste mês de abril, os inscritos no CadÚnico terão uma atualização nos valores devido ao pagamento do Vale Gás, um auxílio destinado à compra de gás de cozinha.

O Vale Gás, no valor de R$102, é pago a cada dois meses aos cadastrados no CadÚnico. Esse valor é equivalente ao preço médio de um botijão de gás de cozinha e é disponibilizado através das contas do Caixa Tem, por onde geralmente são pagos os benefícios sociais do governo.

CadÚnico
(Reprodução/Internet)

Regras e Critérios para Recebimento

Para receber o Vale Gás em abril, é necessário atender a certos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Entre esses critérios estão estar inscrito no Cadastro Único, possuir renda familiar de até meio salário mínimo ou renda total de até três salários mínimos, além de ter algum membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O programa também prioriza os benefícios com base em critérios como atualização no CadÚnico nos últimos dois anos, menor renda familiar, maior número de membros na família e participação no Auxílio Brasil.

Procedimentos de CadÚnico

O Cadastro Único é gratuito e pode ser realizado em postos de atendimento nos municípios. O processo inclui fornecer informações sobre a família e seus membros, incluindo o responsável familiar. Com o uso do aplicativo Cadastro Único, é possível fazer um pré-cadastro para agilizar o processo antes de comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Após o pré-cadastro, é necessário comparecer a um posto de atendimento em até 240 dias para finalizar o cadastro, onde serão coletadas informações adicionais e confirmado o endereço da família.

Passo a Passo para Cadastro

Para se cadastrar no Cadastro Único, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site Gov.br ou baixe o aplicativo Cadastro Único;
  2. Faça login ou crie uma conta gov.br;
  3. Informe o endereço e contatos da família;
  4. Preencha informações sobre cada integrante da família, incluindo o responsável familiar;
  5. Compareça a um posto de atendimento do Cadastro Único em até 240 dias e leve os documentos de identificação dos membros da família.

Lembre-se de que o cadastro é da família, não individual, e o responsável familiar deve ter no mínimo 16 anos. Ele será responsável por fornecer dados e documentos no momento do cadastro. Com essas informações, os beneficiários do CadÚnico podem entender melhor as mudanças nos valores e os procedimentos necessários para garantir o acesso aos programas sociais do governo.