BOMBA NO BOLSA FAMÍLIA: UMA ÓTIMA NOTÍCIA LIBERADA! UMA PÉSSIMA NA CONTRAMÃO

O novo Programa Bolsa Família realiza neste mês de dezembro mais uma rodada de pagamentos, a última desse ano de 2023. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), órgão que gerencia o programa, os pagamentos começam no início da próxima semana, e os mais de 21 milhões de beneficiários já podem contar com uma notícia ótima e uma notícia péssima.

O boa notícia tem relação com a consulta de valores, que já foi liberada nos últimos dias, permitindo aos grupos familiares atendidos consultar os valores que serão recebidos, as datas em que as quantias serão liberadas e se de fato serão beneficiários nesta rodada, já que todos os meses ocorrem novos bloqueios e cancelamentos. Já a má notícia tem ligação com o anúncio de desligamento de mais de quatro milhões de famílias.

Bolsa Família: uma ótima notícia e uma péssima

De início, vale destacar que todos os beneficiários do novo Programa Bolsa Família já podem consultar as informações sobre a rodada de pagamentos de dezembro. O Governo Federal sempre atualiza os aplicativos e bancos de dados do programa antes da rodada começar com o objetivo de oferecer aos beneficiários as informações da nova rodada de forma exata.

Em dezembro, os pagamentos começam mais cedo e, por conta disso, os apps também começaram a ser atualizados de forma antecipada. O Governo Federal começou a atualizar o banco de dados no último dia 04, a segunda-feira da semana passada, e finalizou o processo neste fim de semana. Portanto, já é possível consultar os dados e encontrar as informações exatas, sem risco de engano.

Essa consulta pode ser realizada através do aplicativo Caixa Tem, aplicativo Bolsa Família, app e site Cadastro Único (CadÚnico), site Portal do Cidadão, no webchat disponível no site do Ministério, pelo telefone 121 e pelo atendimento via WhatsApp no número 61 4042 1552. O webchat, o telefone 121 e o WhatsApp atendem de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, e os demais funcionam 24 horas.

Já a má notícia foi a confirmação de que pouco mais de quatro milhões de grupos familiares foram excluídos do novo Programa Bolsa Família, situação que costuma assustar muito os beneficiários. No entanto, é necessário destacar que o número é um acumulado de todo o ano de 2023, e não apenas dos últimos dias. Além disso, só foram canceladas famílias que descumpriram as regras, possuíam renda acima do limite, mentiram no cadastro, ou que apresentaram outros tipos de irregularidades.

Esse tipo de cancelamento é necessário para garantir que somente as famílias que realmente precisam ser atendidas pelo novo programa de transferência de renda. E é necessário destacar também que, apesar das exclusões, o número de beneficiários do programa não diminuiu e segue acima dos 21 milhões ao mês, pois as vagas dos irregulares foram ocupadas por novas famílias que necessitavam dos recursos.

Bolsa Família dezembro: Cronograma

Os pagamentos do Bolsa Família dezembro começam nesta segunda-feira, dia 11, e seguem até o dia 22, terminando na sexta-feira anterior ao Natal. Veja o calendário oficial abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 11 de dezembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 09/12);
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 12 de dezembro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 13 de dezembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 14 de dezembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 15 de dezembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 18 de dezembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 16/12);
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 19 de dezembro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 20 de dezembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 21 de dezembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 22 de dezembro.