Bolsa Família: se você não acordar cedo, não vai receber a parcela 6 do benefício

Recentemente, o Ministério da Cidadania anunciou uma nova política que afetará os beneficiários do Bolsa Família. Neste caso, o governo está lançando uma medida para incentivar as famílias inscritas no programa a acordar cedo e participar de atividades de capacitação profissional e educacional. 

Dessa forma, a iniciativa é uma forma de promover a inserção dos beneficiários no mercado de trabalho, algo que pode mudar a qualidade de vida de muitas famílias. Além disso, realizar as atividades de capacitação irão servir para evitar o bloqueio dos pagamentos, garantindo que a família continue elegível no programa. 

De acordo com a nova regulamentação, os beneficiários do Bolsa Família precisarão estar matriculados e frequentar regularmente cursos de qualificação ou escolas. A intenção é estimular o desenvolvimento pessoal e profissional, combater a evasão escolar e usar a educação como uma ferramenta para reduzir a pobreza e a desigualdade social.

Incentivo à educação 

Segundo o governo, a iniciativa deve ser vista como uma oportunidade para os beneficiários investirem em seu próprio crescimento profissional e conseguirem ingressar no mercado de trabalho, a fim de não depender apenas do benefício. A participação ativa em programas educacionais e de capacitação pode aumentar as chances de melhoria da situação financeira e a conquista da independência econômica.

Além disso, o incentivo à frequência escolar pode garantir que crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade, oferecendo melhores perspectivas para o futuro.

Requisitos para participar 

Para evitar o bloqueio do benefício, os beneficiários devem cumprir os requisitos estabelecidos pelo governo. Neste caso, é necessário matricular-se em cursos de qualificação ou escolas e participar regularmente das atividades propostas. 

Por exemplo, programas como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferecem diversas opções de cursos técnicos e profissionalizantes acessíveis para os inscritos no Cadastro Único.

Cronograma do Bolsa Família – Junho 2024

Os saques de junho do programa Bolsa Família estão previstos para ser liberados entre os dias 17 e 28 de junho. Apesar disso, é necessário seguir alguns requisitos para receber os valores, assim como atender às regras determinadas pelo Governo Federal. 

Abaixo, confira o cronograma completo:

  • 17 de junho: Beneficiários com NIS final 1.
  • 18 de junho: Beneficiários com NIS final 2.
  • 19 de junho: Beneficiários com NIS final 3.
  • 20 de junho: Beneficiários com NIS final 4.
  • 21 de junho: Beneficiários com NIS final 5.
  • 24 de junho: Beneficiários com NIS final 6.
  • 25 de junho: Beneficiários com NIS final 7.
  • 26 de junho: Beneficiários com NIS final 8.
  • 27 de junho: Beneficiários com NIS final 9.
  • 28 de junho: Beneficiários com NIS final 0.

Além dos pagamentos do Bolsa Família, em junho o Vale Gás retorna, garantindo um adicional de R$ 100, valor equivalente a um botijão de gás de 13kg, aos beneficiários do programa, sendo uma forma de arcar com gastos com gás de cozinha. Neste caso, os pagamentos de ambos os benefícios acontecem na mesma data, mas apenas para quem estiver inscrito no Cadastro Único e seguir os requisitos exigidos por cada benefício.