Bolsa Família de Janeiro pode ser pago antes? Saiba tudo agora
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deu início a mais uma etapa do Bolsa Família e divulgou o cronograma de pagamentos para janeiro de 2025.
Conforme confirmado, os depósitos serão realizados nos últimos dias úteis do mês.
No entanto, algumas famílias poderão contar com os recursos antes do prazo estipulado, graças a antecipações pontuais.
Bolsa Família de Janeiro pode ser pago antes? Saiba tudo agora
Os pagamentos regulares do programa estão previstos para o período entre 20 e 31 de janeiro, conforme o final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário.
Apesar disso, o MDS esclareceu que haverá exceções, com duas categorias específicas de famílias recebendo antes da data inicialmente programada.
A primeira antecipação contempla famílias residentes em municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública nos últimos dois meses.
Esses beneficiários terão os valores liberados automaticamente no dia 20 de janeiro, independentemente do número final do NIS.
Além disso, as famílias com pagamentos previstos para segundas-feiras poderão sacar o benefício no sábado anterior.
Essa medida visa evitar atrasos no acesso aos recursos devido ao não funcionamento de agências e lotéricas aos finais de semana.
Para janeiro de 2025, isso significa que os beneficiários com NIS final 1, originalmente programados para receber em 20 de janeiro (segunda-feira), terão acesso ao pagamento no sábado, dia 18.
Já aqueles com NIS final 6, com pagamento previsto para 27 de janeiro, poderão sacar o benefício no dia 25, também um sábado.
Calendário completo do Bolsa Família em janeiro de 2025
Com o calendário e as antecipações confirmados, o Bolsa Família reforça seu compromisso com as mais de 20 milhões de famílias atendidas, garantindo o acesso ao benefício dentro dos prazos estabelecidos.
O calendário oficial de janeiro de 2025 segue as seguintes datas:
- NIS final 1: 18 de janeiro (antecipado);
- NIS final 2: 21 de janeiro;
- NIS final 3: 22 de janeiro;
- NIS final 4: 23 de janeiro;
- NIS final 5: 24 de janeiro;
- NIS final 6: 25 de janeiro (antecipado);
- NIS final 7: 28 de janeiro;
- NIS final 8: 29 de janeiro;
- NIS final 9: 30 de janeiro;
- NIS final 0: 31 de janeiro.
Os beneficiários podem acessar os valores pelo aplicativo Caixa Tem, a opção mais utilizada para movimentar os recursos.
Alternativamente, o saque pode ser realizado em agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou caixas eletrônicos, mediante apresentação de um documento oficial com foto ou um dos cartões do programa.