Bolsa Família ABRIL: visita do CRAS em domicílio e CORTE de benefício

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou uma série de visitas aos segurados do Bolsa Família. Ao que tudo indica, serão contemplados pela visita dos agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as famílias do Público 3. Veja a mensagem enviada a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação – você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 12 de abril de 2024, evite o cancelamento do seu Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Para mais informações disque social 121. MOTIVO – AVE24 COD 5 – P3”

Bolsa Família

Vale mencionar que, apesar da mensagem ser voltada para o Público 3, as visitas dos agentes do CRAS também são obrigatórias para o Público 4. Os demais Públicos também podem receber a visita dos agentes, mas não se trata de uma obrigatoriedade.

Porque receber a visita dos agentes do CRAS

A visita tem como principal objetivo verificar se as informações passadas pelos segurados ao realizar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) estão corretas. Além disso, busca facilitar a averiguação cadastral de famílias que moram longe dos centros de atendimento.

Calendário do Bolsa Família de março

O pagamento do Bolsa Família de março vem sendo feito desde o dia 15 e deve ser concluído já nesta semana. Vale mencionar que o repasse é feito seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário. Sendo assim, veja todas as datas no calendário completo a seguir:

  • NIS de final 1: dia 15 de março;
  • NIS de final 2: dia 18 de março (antecipado para o sábado 16);
  • NIS de final 3: dia 19 de março;
  • NIS de final 4: dia 20 de março;
  • NIS de final 5: dia 21 de março;
  • NIS de final 6: dia 22 de março;
  • NIS de final 7: dia 25 de março (antecipado para o sábado 13);
  • NIS de final 8: dia 26 de março;
  • NIS de final 9: dia 27 de março;
  • NIS de final 0: dia 28 de março.

Vale lembrar que a família tem até 90 dias para usar o dinheiro. Após esse período, os valores que não forem usados deverão retornar para os cofres públicos. Já a família pode ser retirada da folha de pagamento do Bolsa Família de forma definitiva.

Isso acontece porque o Governo Federal entende que a família não precisa da transferência de renda, uma vez que não faz uso dela. Por isso é importante usar o benefício de forma correta, sem permitir que ele acumule na conta.