Bolsa Família 2023: faça isso e pague apenas 35% da conta de energia no próximo mês

O novo Programa Bolsa Família atende atualmente a mais de 21 milhões de famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social. E para se tornar um desses beneficiários e receber os valores pagos mensalmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

O CadÚnico, como é popularmente conhecido, é um banco de dados oficial do governo que é alimentado pelas prefeituras e que tem como objetivo centralizar todas as informações das famílias vulneráveis do país que necessitam de qualquer um dos auxílios que os governos federal, estaduais ou municipais oferecem.

Ou seja, além dos pagamentos do novo Programa Bolsa Família, os grupos familiares inscritos no Cadastro Único ainda podem ter acesso a outros benefícios sociais, desde que também cumpram as regras e exigências desses benefícios. E um desses benefícios se chama Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que oferece descontos de até 65% na conta de energia de famílias vulneráveis.

Bolsa Família 2023: como pagar apenas 35% da conta de energia

Como explicado acima, os descontos na conta de energia também podem ser recebidos pelos beneficiários do novo Programa Bolsa Família. E para ter acesso a este benefício, basta estar inscrito no Cadastro Único, requisito que já é atendido pelas famílias do programa, e ter um consumo de energia abaixo dos 220 KWh por mês, isso porque existe uma tabela de descontos. Veja:

  • Famílias que consomem de 0 kWh a 30 kWh ao mês, recebem o desconto de 65% na conta de energia. Dessa forma, essas famílias pagam apenas 35% do valor total da fatura;
  • Famílias que consomem de 31 kWh a 100 kWh ao mês, recebem o desconto de 40% na conta de energia. Dessa forma, essas famílias pagam apenas 60% do valor total da fatura;
  • Famílias que consomem de 101 kWh a 220 kWh ao mês, recebem o desconto de 10% na conta de energia. Dessa forma, essas famílias pagam apenas 90% do valor total da fatura;
  • Já as famílias que consomem a partir de 221 kWh ao mês, não recebem o desconto na conta de energia, mesmo que inscritas no CadÚnico. Por isso, essas famílias seguem pagando o valor total da fatura.

É muito importante destacar que, geralmente, não é preciso fazer nada, pois o beneficiário do Bolsa Família é automaticamente reconhecido pelas empresas de energia e os descontos são aplicados também de forma automática. No entanto, se isso não acontecer, o titular do benefício, que deve ser a pessoa titular da conta de energia também, deve procurar a empresa de energia elétrica para solicitar o desconto.

Pagamentos de novembro do Bolsa Família

Por fim, vale lembrar que, independentemente de receber ou não os descontos na conta de energia, os beneficiários do novo Programa Bolsa Família já estão com a próxima rodada de pagamentos garantida. Isso porque o governo federal já divulgou o calendário oficial de repasses de novembro, indicando que os valores devem ser liberados entre os dias 17 e 30 do próximo mês. Confira:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 17 de novembro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 20 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 18/11);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 21 de novembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 22 de novembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 23 de novembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de novembro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 27 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 25/11);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 28 de novembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 29 de novembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 30 de novembro.