Bloqueio geral e temporário do Bolsa Família chega a todas as famílias
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) encerrou ontem, dia 31 de outubro, os pagamentos do programa Bolsa Família relativos ao mês de outubro de 2024.
Com isso, inicia-se uma pausa temporária nos repasses, que voltam apenas em 14 de novembro.
Essa suspensão temporária, anunciada pelo governo federal, afeta todos os mais de 20 milhões de beneficiários e será vigente de 1º a 13 de novembro.
Durante esse intervalo, o MDS realiza o planejamento da nova rodada de pagamentos, assegurando que tudo esteja pronto para a continuidade dos repasses.
Bloqueio geral e temporário do Bolsa Família chega a todas as famílias
A paralisação nos pagamentos não é uma novidade; na verdade, essa pausa é prevista no cronograma do programa.
Como o Bolsa Família distribui os valores apenas nos últimos dez dias úteis de cada mês, ocorre um intervalo padrão na primeira quinzena, quando o MDS faz os ajustes necessários, incluindo bloqueios, desbloqueios e o cálculo dos valores destinados a cada família.
Esse intervalo permite que o governo federal organize o pagamento a todos os beneficiários de forma segura e pontual.
Durante os próximos dias, o MDS trabalha internamente para definir as próximas transferências, realizar verificações no sistema e garantir que os valores sejam liberados corretamente.
Esse intervalo é necessário devido à logística do programa, que libera os valores conforme o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.
Ao retornar, os pagamentos seguem a ordem do NIS e têm início em 14 de novembro, atendendo as famílias com final de NIS 1 e seguindo até o final do mês.
- Veja Também:
- Passo a passo para atualizar o seu Cadastro Único
Calendário de pagamento de novembro do Bolsa Família
Para que os beneficiários possam se planejar, o calendário de novembro do Bolsa Família foi divulgado com as seguintes datas:
- NIS final 1: 14 de novembro
- NIS final 2: 18 de novembro
- NIS final 3: 19 de novembro
- NIS final 4: 21 de novembro
- NIS final 5: 22 de novembro
- NIS final 6: 25 de novembro
- NIS final 7: 26 de novembro
- NIS final 8: 27 de novembro
- NIS final 9: 28 de novembro
- NIS final 0: 29 de novembro
Os repasses do Bolsa Família são creditados diretamente na conta indicada pelo beneficiário, podendo ser acessados pelo aplicativo Caixa Tem ou em agências da Caixa Econômica Federal, caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui utilizando o cartão.
Assim, a paralisação temporária no início de novembro é uma fase organizacional essencial, com o objetivo de garantir a eficiência no processo e a segurança no recebimento dos benefícios.