Beneficiários de grande programa do Governo em ALERTA após comunicado no Jornal Nacional

Nos últimos dias, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm estado em alerta após um comunicado no Jornal Nacional, conduzido pelo renomado âncora William Bonner. As informações divulgadas sugerem mudanças significativas nos procedimentos de prova de vida, impactando milhões de brasileiros que dependem dos benefícios previdenciários.

Uma portaria recente do Ministério da Previdência Social, datada de 8 de março deste ano, trouxe importantes alterações nas regras para realização da prova de vida dos beneficiários do INSS. Uma das principais mudanças é a decisão de que a ausência de comprovação da prova de vida não resultará mais no bloqueio ou suspensão dos benefícios até o final de 2024.

Beneficiários do INSS
(Reprodução/Internet)

Prazo para beneficiários realizarem a Prova de Vida

Além disso, o período para realização da prova de vida foi modificado. Agora, o prazo é contado a partir da última atualização do benefício ou da última prova de vida realizada pelo segurado, em vez da data de aniversário do beneficiário. Essa alteração busca facilitar o processo para os beneficiários, evitando que sejam pegos de surpresa com o bloqueio dos benefícios.

É importante ressaltar que a prova de vida pode ser realizada de forma remota, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a bancos ou agências do INSS. Os beneficiários têm a opção de realizar o procedimento através do aplicativo Meu INSS, garantindo mais comodidade e segurança.

O INSS utiliza uma variedade de métodos para comprovação de vida, incluindo o acesso ao aplicativo Meu INSS com certificação ouro, transações em instituições financeiras com reconhecimento biométrico, atendimento voluntário em agências do INSS, e atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), entre outros.

Além das formas tradicionais de comprovação de vida, o INSS está trabalhando na integração de bases de dados governamentais e de entidades parceiras para verificar a vida dos beneficiários. Isso significa que as interações dos beneficiários com outros órgãos públicos poderão ser utilizadas como prova de vida, simplificando o processo e reduzindo a necessidade de deslocamento para realização do procedimento.

Acesso ao Portal Meu INSS

Para facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços do INSS, o portal Meu INSS passou por atualizações recentes visando aumentar a segurança contra acessos não autorizados. Agora, o login pode ser feito através do cadastro no Portal Gov.br, que unifica diversos canais digitais do governo, utilizando senha cadastrada na conta gov.br, biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem.

Diante dessas mudanças, os beneficiários do INSS são orientados a ficarem atentos às atualizações e comunicados oficiais do órgão. É fundamental que os segurados estejam cientes das novas regras e formas de realização da prova de vida, garantindo assim a continuidade dos seus benefícios previdenciários sem contratempos. A utilização dos recursos digitais oferecidos pelo INSS, como o aplicativo Meu INSS, pode facilitar o cumprimento dessas obrigações de forma segura e conveniente.