Banco Central introduz solicitação automática no Sistema Valores a Receber; veja como funciona
O Banco Central anunciou uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR), que permite a solicitação automática de resgate de valores.
A partir desta terça (27), os brasileiros poderão optar por automatizar o processo de solicitação, facilitando o acesso a recursos esquecidos em instituições financeiras.
Essa atualização é exclusiva para pessoas físicas que utilizam o CPF como chave PIX. Para aderir ao novo serviço, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas ativada.
A adesão é opcional, e o crédito dos valores será feito diretamente na conta do cidadão pela instituição financeira.
Como funciona a solicitação automática de resgate?
Antes, era necessário que o usuário fizesse um procedimento manual para cada solicitação de resgate. Com a atualização, o processo pode ser automatizado, eliminando a necessidade de consultas periódicas ao sistema.
É importante destacar que a adesão ao serviço é facultativa. As instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo solicitações manuais. Além disso, a funcionalidade não se aplica a valores de contas conjuntas, que ainda requerem procedimentos específicos.
Quais são os requisitos para aderir ao novo serviço?
Para habilitar a solicitação automática, o usuário deve possuir uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas ativada.
Além disso, é necessário que a chave PIX cadastrada seja do tipo CPF. Caso o usuário ainda não tenha essa chave, deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
O Banco Central não enviará notificações quando um valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão, garantindo que o processo seja simples e direto.
Medidas de segurança anunciadas
Além da nova funcionalidade no SVR, o Banco Central anunciou medidas para aumentar a segurança no sistema financeiro.
A partir de dezembro deste ano, será possível solicitar que não sejam abertas novas contas em nome do cidadão, como uma forma de prevenir fraudes e a abertura de contas com identidades falsas.
Essa medida foi instituída pela Resolução BCB nº 475 e permitirá que o cidadão informe, de forma facultativa, a todo o Sistema Financeiro Nacional, que não deseja abrir novas contas.
O sistema permitirá a reversão dessa informação a qualquer momento, e as instituições financeiras deverão consultar essa base de dados antes de abrir novas contas.