Auxílio Gás: Pagamento do vale-gás vem mais cedo para esta lista de beneficiários

O governo brasileiro decidiu antecipar o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás para apoiar famílias em situações de emergência ou calamidade. A medida tem como objetivo oferecer um alívio financeiro, permitindo que as famílias beneficiadas possam planejar suas despesas básicas com mais segurança. 

No mês de junho, diversas cidades serão contempladas com essa antecipação, beneficiando grupos familiares que enfrentam dificuldades. A decisão de incluir o Auxílio Gás amplia ainda mais o suporte a essas famílias. Dessa forma, as antecipações foram confirmadas para cidades que passam por emergências ou calamidades. 

Dentre as principais cidades contempladas estão: algumas localidades no Amazonas, como Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira. Outros municípios no Maranhão, Roraima e Rio Grande do Sul também foram contemplados devido aos danos causados por desastres naturais, como tempestades e enchentes.

A identificação das áreas necessitadas foi possível graças à colaboração entre as prefeituras das cidades atingidas e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Neste mês, as famílias contempladas com as antecipações começam a receber as novas parcelas do Vale Gás no dia 15 de junho, os demais beneficiários recebem a partir do dia 17 de junho.

Como funciona o benefício?

O Auxílio Gás, conhecido também como Vale Gás, subsidia a compra de gás de cozinha a cada dois meses para famílias de baixa renda.Os valores enviados aos beneficiários correspondem ao valor médio nacional do botijão de 13 kg no mês determinado, atualmente sendo R$ 102.

O cálculo do valor do Auxílio Gás é realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que mensalmente divulga o valor médio nacional do gás de cozinha. O governo utiliza esses dados para determinar a quantia a ser repassada aos beneficiários.

Entretanto, o alcance do programa é restrito, e, consequentemente, foram estabelecidas algumas regras de prioridade. Conforme as regras determinadas pelo Governo Federal, as famílias com cadastro atualizado no Cadastro Único nos últimos dois anos, aquelas com menor renda, maior número de membros e beneficiárias do Bolsa Família recebem prioridade. 

Para receber o Vale Gás, é necessário: 

  • Estar inscrito no Cadastro Único; 
  • A renda familiar per capita deve ser de até meio salário mínimo (R$ 606), ou a renda familiar total deve ser igual ou inferior a três salários mínimos;
  •  As famílias já cadastradas no Bolsa Família ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC) recebem prioridade ao serem contempladas pelo Vale Gás. 

Calendário de pagamentos do Vale Gás 2024

De acordo com as informações divulgadas, o cronograma de pagamentos segue o padrão do Bolsa Família, com os depósitos acontecendo conforme o final do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Nesse sentido, o benefício é pago junto ao Bolsa Família considerando o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). 

Veja as datas:

  • NIS final 1 e 2: 17 de junho
  • NIS final 3: 18 de junho
  • NIS final 4: 19 de junho
  • NIS final 5: 21 de junho
  • NIS final 6: 24 de junho
  • NIS final 7: 25 de junho
  • NIS final 8: 26 de junho
  • NIS final 9: 27 de junho
  • NIS final 0: 30 de junho

Saiba como consultar 

Para verificar a data de pagamento, os valores e se estão elegíveis para receber o auxílio, os beneficiários podem realizar a consulta através do aplicativo da Caixa ou pelo Caixa Tem. Além disso, também é possível movimentar o dinheiro do benefício ou, se preferirem, poderão sacar o valor em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Para realizar a consulta do Bolsa Família ou Vale Gás utilizando número de CPF, siga os passos abaixo:

  • Abra o site oficial da Caixa Econômica Federal;
  • Localize e clique na seção “Consultar famílias beneficiárias”;
  • Escolha a opção de “Consulta por família”;
  • Insira o NIS (Número de Identificação Social) e o CPF do responsável familiar nos campos indicados;
  • Conclua clicando no botão de consulta.

Para finalizar, as famílias interessadas em receber o benefício devem procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) próximo a região onde moram e realizar a inscrição no programa.