Auxílio Gás: Governo confirmou o pagamento do vale gás em janeiro?

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que é a pasta do governo federal responsável pelos mais diversos programas sociais, como o novo Programa Bolsa Família, confirmou que o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros seguirá sendo repassado normalmente ao longo deste ano de 2024 para as mais de seis milhões de famílias vulneráveis que tem sido atendidas desde o ano passado.

Por conta disso, muitas dessas famílias já buscam saber se o benefício do programa de transferência de renda para a compra do botijão de gás de cozinha será repassado neste mês de janeiro. Contudo, é muito importante destacar que infelizmente não haverá repasses desse benefício no primeiro mês de 2024, pois as regras definem que em janeiro o programa social não realiza pagamentos.

Governo confirmou o Auxílio Gás este mês?

Vale destacar inicialmente que não haverá pagamentos do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros neste mês de janeiro porque a regulamentação do programa define que os repasses do benefício só devem acontecer em seis dos doze meses de cada ano. Ou seja, não se trata de uma resolução desse governo, mas sim de um cumprimento daquilo que já está nas regras desde que o programa foi criado.

Isso acontece porque o Vale Gás é um benefício bimestral, o que significa que ele só é repassado para as famílias beneficiárias a cada dois meses. Além disso, as regras ainda definem que as quantias só devem ser liberadas em meses pares. Portanto, só há repasses do benefício nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro. O mês de janeiro fica de fora.

Contudo, a boa notícia é que o benefício será pago de maneira normal no mês que vem, fevereiro. O orçamento que foi destinado para o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros neste ano de 2024 é muito semelhante ao valor que foi disponibilizado no ano passado. Isso significa que se o preço do botijão de gás de cozinha não sofrer grandes alterações, o programa deve continuar atendendo pelo menos seis milhões de famílias a cada rodada.

Vale lembrar que a quantia liberada pelo Vale Gás é definida conforme um cálculo muito específico determinado pelas regras do programa. Neste cálculo, são considerados os valores médios nacionais dos últimos seis meses do botijão de gás de cozinha de 13kg, e a partir desses valores é definido uma quantia média, que será o valor do benefício repassado para as famílias vulneráveis.

Isso significa que aumentos no valor de venda do botijão fazem a quantia paga para os beneficiários subir, e a redução de preço faz a quantia repassada por família diminuir. Contudo, o orçamento que o governo tem a disposição para redistribuir segue o mesmo todos os meses, e portanto, no primeiro caso são atendidas menos famílias, enquanto no segundo caso é possível atender uma quantidade maior de beneficiários.

Janeiro sem Auxílio Gás, mas com Bolsa Família

Por fim, vale destacar que apesar do Auxílio Gás não realizar pagamentos em janeiro, o novo Programa Bolsa Família fara seus repasses normalmente. Veja o calendário abaixo com todas as datas da rodada:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de janeiro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de janeiro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 20/01);
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de janeiro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de janeiro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de janeiro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de janeiro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de janeiro (valores foram disponibilizados no sábado, dia 27/01);
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de janeiro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de janeiro.