Atualização do Cadastro Único para garantir o Bolsa Família em 2024

Em pouco mais de um mês o ano de 2023 terá acabado, e um novo ciclo de doze meses se iniciará em janeiro de 2024. Com a mudança de ano, os mais de 21 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família devem ficar atentos para um procedimento muito importante que precisa ser realizado com o objetivo de garantir o recebimento do benefício no próximo ano.

Trata-se da atualização dos dados cadastrais informados durante a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados que funciona como a porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal. Descumprir as regras do programa e não atualizar as informações cadastrais do grupo familiar pode causar bloqueios ou até cancelamento da família em 2024.

Atualização para garantir o Bolsa Família em 2024

De acordo com a regulamentação do Programa Bolsa Família, que foi publicada em julho deste ano pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa, os dados do cadastro devem sempre estar atualizados e verificações são feitas todos os meses somente para checar se essa regra está sendo atendida.

A recomendação do Governo Federal é para que todos os beneficiários do novo programa de transferência de renda atualizem seus dados pelo menos uma vez a cada 24 meses, ou seja, dois anos. Esse simples cuidado já evitaria muitos bloqueios desnecessários. Contudo, para ser mais diligente, é recomendado também que novas atualizações sejam feitas sempre que necessário.

Isso porque é muito comum que, ao longo do ano, ocorram mudanças de endereço, alterações no número de telefone, reduções ou elevações da renda dos membros do grupo familiar ou até mesmo novas mortes ou nascimentos, que costumam mudar a quantidade de integrantes da família. Por isso, o Governo recomenda que os dados cadastrais sejam corrigidos sempre que houver pequenas alterações como essas.

Sendo assim, com a mudança do ano, é altamente recomendável que os beneficiários do novo Programa Bolsa Família procurem lembrar das informações que repassaram para o Cadastro Único no momento da inscrição no programa, a fim de verificar se algo mudou. Se não houver alterações, não há o que fazer, caso contrário, será necessário procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar o cadastro.

Uma dica importante para as famílias e que pode ajudar a acompanhar seus dados cadastrais diz respeito ao uso do aplicativo ou site Cadastro Único. O acesso aos dois meios de consulta pode ser realizado de maneira fácil, rápida e gratuita e, através deles, os beneficiários podem checar suas informações e verificar quando alguma alteração precisa ser realizada para evitar bloqueios e cancelamentos.

Pagamentos do Bolsa Família: novembro de 2023

Por fim, vale destacar que, antes que o ano termine, ainda haverá pelo menos duas rodadas de pagamento do Bolsa Família e uma delas já começou. Os repasses de novembro acontecem até o dia 30, segundo o calendário abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 17 de novembro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 20 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 18/11);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 21 de novembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 22 de novembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 23 de novembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de novembro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 27 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 25/11);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 28 de novembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 29 de novembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 30 de novembro.