Atenção, inscritos no CadÚnico: peça o desconto de 65% em suas contas

Em um cenário econômico desafiador, onde os custos de vida estão em alta, encontrar formas de economizar se torna essencial. E para quem está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), uma boa notícia chega como um alívio financeiro: o governo ampliou os descontos na conta de luz através do programa Tarifa Social.

Leia também: Saiba como sacar R$ 2,9 mil com o fim do saque-aniversário do FGTS

O benefício é destinado às famílias vulneráveis inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Instituída pela Lei nº 10.438 em 2002 e posteriormente regulamentada, a Tarifa Social proporciona uma redução significativa na conta de luz para famílias em situação de vulnerabilidade social.

  • As famílias enquadradas na subclasse baixa renda com consumo de até 30 kWh por mês pagam 65% a menos na conta de luz;
  • A segunda faixa de desconto é de 40% e se aplica a quem consome de 31 kWh até 100 kWh mensais;
  • A terceira faixa de desconto é de 101 kWh até 220 kWh mensais, com um abatimento de 10%.

Quem tem direito a Tarifa Social?

Para acessar os benefícios da Tarifa Social, é necessário cumprir alguns critérios específicos. Em primeiro lugar, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

A Tarifa Social também contempla famílias com:

  1. Renda mensal de até três salários mínimos que tenham uma pessoa com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual ou múltipla), cujo tratamento dependa de aparelhos que consomem energia elétrica;
  2. Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem solicitar o desconto.

Se você se encaixa em alguma dessas categorias, solicite agora mesmo o desconto da Tarifa Social e garanta mais tranquilidade e qualidade de vida para sua família.