Aplicativo Bolsa Família notifica para novos bloqueios; veja se você vai receber o benefício de R$600 em abril

Nesta semana, começa mais um pagamento do Bolsa Família. Com isso, o aplicativo oficial do programa de transferência de renda começou a notificar as famílias que terão o pagamento bloqueado em abril, devido a Averiguação Cadastral do Cadastro Único (CadÚnico).

A Averiguação Cadastral tem o objetivo de encontrar famílias com os dados desatualizados ou que estão com o cadastro irregular. O bloqueio tem o objetivo de fazer os beneficiários atualizarem seus dados no ponto de atendimento do CadÚnico. Sendo assim, veja a mensagem enviada a seguir:

“Mensagem do Bolsa Família – Benefício Bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do Bolsa Família.”

Bolsa Família
Bolsa Família
Aplicativo Bolsa Família notifica para novos bloqueios; veja se você vai receber o benefício de R$600 em abril 2

Bolsa Família bloqueado, veja como resolver

As famílias bloqueadas devem ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. O prazo para a atualização dos dados é de 60 dias após o bloqueio. Os segurados que não atualizarem o cadastro dentro desse período serão desligados do Bolsa Família.

Já os segurados que conseguirem atualizar os dados dentro do prazo serão desbloqueados e poderão receber as parcelas retroativas do Bolsa Família, que ficaram suspensas durante a averiguação cadastral.

O pagamento das parcelas retroativas também é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF). Desse modo, as famílias que forem desbloqueadas poderão acessar o repasse através do aplicativo Caixa Tem. Com o app, é possível fazer o pagamento de boletos, recargas telefônicas e transferências bancárias.

O saque também ficará disponível. Nesse caso, é necessário ir a um ponto de atendimento da CAIXA, portando o cartão do Bolsa Família. Também é possível sacar com o Cartão Auxílio Brasil, com o Cartão Cidadão, ou apresentando um documento de identificação com foto na boca do caixa.

Calendário do Bolsa Família de abril

Apesar dos bloqueios, a Caixa Econômica Federal (CEF) deverá realizar o pagamento a partir desta semana. A expectativa é de que o pagamento aconteça do dia 17 ao dia 30 de abril, seguindo o calendário oficial.

O calendário oficial do Bolsa Família é escalonado de acordo com o último dígito do número de identificação social  (NIS) do beneficiário. Sendo assim, veja o calendário completo do mês de abril a seguir:

  • NIS de final 1: dia 17 de abril;
  • NIS de final 2: dia 18 de abril;
  • NIS de final 3: dia 19 de abril;
  • NIS de final 4: dia 22 de abril (antecipado para o sábado 20);
  • NIS de final 5: dia 23 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril;
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 29 de abril (antecipado para o sábado 27);
  • NIS de final 0: dia 30 de abril.