Apenas estes beneficiários estão aptos para receber o Bolsa Família em janeiro
Após o período de festas e o fim de 2024 nos últimos dias, entramos oficialmente em janeiro de 2025, mês em que os mais de 20 milhões de beneficiários do Bolsa Família esperam pelo início de mais uma rodada de pagamentos.
A boa notícia para estas famílias ansiosas pelo recebimento é que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que ocorrerá no final de janeiro mais uma sequência de repasses, enquanto a má notícia é que nem todos que receberam no último mês voltarão a receber nesta rodada.
Apenas estes beneficiários estão aptos para receber o Bolsa Família em janeiro
Isso acontece porque o Programa Bolsa Família possui uma série de regras e condições que precisam ser atendidas todos os meses por todos os beneficiários, pois elas garantem que somente aqueles grupos familiares que realmente precisam dos valores terão acesso ao benefício, evitando fraudes.
Para garantir que essas regras estão sendo atendidas, o governo federal, por meio do MDS, realiza mensalmente, na primeira quinzena de cada mês, verificações de todos os dados cadastrais das famílias atendidas, conferindo se são informações verdadeiras.
No caso de alguma irregularidade ser encontrada, a família é bloqueada e fica sem receber por um período de 30 a 90 dias, e deve aproveitar este prazo para atualizar seus dados e comprovar que ainda atende as regras.
Essa atualização deve ser feita em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Se a família não conseguir corrigir o problema no cadastro ou se deixar o prazo acabar, ela é cancelada e deixa de receber o benefício do programa definitivamente.
Portanto, só estão aptos para receber o Bolsa Família em janeiro e nos demais meses de 2025 as famílias que estão com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) e que repassaram informações verdadeiras no momento do cadastro.
Também é necessário que o grupo familiar possua renda mensal abaixo dos R$ 218 por pessoa, e que todos os membros da família estejam com o CPF regular na base de dados da Receita Federal. CPF irregular, bloqueado ou cancelado provoca o bloqueio da família no programa social.
O Bolsa Família também exige que gestantes realizem o acompanhamento pré-natal, que menores de idade estejam coma vacinação em dia, matriculados na escola e com comparecimento as aulas acima do mínimo exigido, que é de 60% para menores de 06 anos e de 75% para maiores de 07 anos.
Bolsa Família janeiro: Datas de 2025 reveladas
Por fim, confira abaixo o calendário completo com todas as datas dos pagamentos de janeiro do Bolsa Família. Os valores serão liberados segundo a ordem crescente do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um. Veja:
- Final 1: 18 de janeiro (antecipado do dia 20)
- Final 2: 21 de janeiro
- Final 3: 22 de janeiro
- Final 4: 23 de janeiro
- Final 5: 24 de janeiro
- Final 6: 25 de janeiro (antecipado do dia 27)
- Final 7: 28 de janeiro
- Final 8: 29 de janeiro
- Final 9: 30 de janeiro
- Final 0: 31 de janeiro