Apenas 1 NIS poderá receber o BOLSA FAMÍLIA antecipado

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra os programas sociais do governo federal, deve começar nesta semana os pagamentos referentes à rodada de repasses de outubro do novo Programa Bolsa Família. E como já é de costume, as famílias atendidas aguardam pela antecipação dos repasses e procuram saber se eles de fato acontecerão.

Por este motivo, é necessário esclarecer que haverá, sim, algumas antecipações de pagamentos neste mês de outubro e, para entendê-las, é preciso entender também como funciona cada rodada de pagamentos. Isso porque, de modo geral, o governo federal costuma dividir as famílias todos os meses em dez grupos, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada uma, que vai de 1 a 0.

Essa divisão é realizada porque os pagamentos ocorrem ao longo dos últimos dez últimos dias úteis de cada mês. Dessa forma, cada grupo de famílias recebe em um destes dias, segundo o seu próprio número final do NIS, começando pelo final de NIS 1, depois o 2, e assim sucessivamente, até terminar com o grupo de famílias com final do NIS 0, que geralmente são os últimos a receber.

Calendário de pagamentos de outubro do Bolsa Família

Essa divisão pode ser vista claramente no calendário oficial de pagamentos do novo Programa Bolsa Família do mês de outubro, que indica que os repasses começam na próxima quarta-feira, dia 18, com as famílias com final do NIS 1, e termina no dia 31 deste mês, com as famílias com final do NIS 0. Veja:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de outubro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de outubro;
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de outubro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de outubro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 21/10);
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de outubro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de outubro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de outubro;
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de outubro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de outubro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 28/10);
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de outubro.

Bolsa Família antecipado em outubro para este grupo

As antecipações acontecem quando os valores são liberados antes da data oficial e, em outubro, essas antecipações beneficiarão um grupo de famílias do programa, independentemente do número final do NIS de cada um desses grupos familiares. Trata-se das famílias que moram em municípios do país que declararam oficialmente situação de emergência ou situação de calamidade pública.

Essas famílias poderão sacar os seus pagamentos desse mês do novo Programa Bolsa Família no primeiro dia da rodada oficial de repasses, ou seja, no dia 18 de outubro, mesmo que o calendário defina seu dia de recebimento como sendo outro. Com essa antecipação, o governo federal espera poder auxiliar esses beneficiários que já devem estar em situação difícil por conta de chuvas ou estiagens, por exemplo.

Antecipação do Bolsa Família outubro já esperada

Mas, além disso, ainda haverá outras duas antecipações do Bolsa Família em outubro, mas essas já são esperadas todos os meses pelos beneficiários. Trata-se da liberação dos pagamentos marcados para as segundas-feiras nos sábados imediatamente anteriores às datas oficiais. Essa antecipação beneficiará dois grupos de famílias em outubro:

  • Famílias com número final do NIS 4, que originalmente deveriam receber no dia 23 de outubro, uma segunda-feira, mas receberão acesso aos valores no sábado do dia 21 de outubro;
  • Famílias com número final do NIS 9, que originalmente deveriam receber no dia 30 de outubro, uma segunda-feira, mas receberão acesso aos valores no sábado do dia 28 de outubro.