Anvisa proíbe uso pessoal e comercial de maionese queridinha por muitos

Ainda em 2023, a Anvisa proibiou a comercialização de uma maionese querida, mas logo em seguida revogou a medida de fiscalização sanitária envolvendo a empresa Fugini Alimentos Ltda., com sede localizada na cidade de Monte Alto (SP). Dessa forma, ficou determinado que a empresa pôde retomar a produção, comercialização, distribuição e o uso de todos os alimentos em estoque, já que eles não representam nenhum risco a saúde dos consumidores e estão em condições higiênicas satisfatórias, conforme relatou a fiscalização da Anvisa.

No ano anterior, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que uma maionese muito querida pelos brasileiros fosse recolhida dos supermercados, sendo proibido o uso pessoal e comercial do produto. 

Comunicado emitido pela marca

O comunicado foi emitido pela própria marca, a Fugini, que relatou aos supermercados sobre o ocorrido. “Maionese produzida na planta de Monte Alto no período de 20/12/2022 a 21/03/2023, ou seja, cujo prazo de validade seja dezembro de 2023, com número de lote iniciando-se a partir do número 354, e qualquer lote com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024,” disse o comunicado emitido pela marca. 

A decisão foi publicada em 2023, determinando o recolhimento dos produtos da marca. Conforme divulgado, a fabricação da maionese passou por erros operacionais e este lote específico foi fabricado com adição do ingrediente urucum — agente natural para dar cor ao produto — que representa 0,003% da sua composição que estava com a data de validade vencida. 

Porém, embora todos os produtos à venda já tenham sido recolhidos, a preocupação da marca era que houvesse pessoas com o produto em casa. Por isso, foi recomendado que verifiquem a validade, pois caso vençam entre janeiro e março de 2024 os produtos não devem ser consumidos.

Maionese Fugini 1
A maionese da marca Fugini foi recolhida dos supermercados, mas após seguir todas as regras de fiscalização da Anvisa, a marca pôde retomar as vendas e fabricação dos produtos, sem nenhuma irregularidade apresentada. (Reprodução/G1)

Retomada da fabricação

Por isso, a equipe do Folha Financeira reforça que a marca apresenta condições adequadas e favoráveis em seus produtos, sem apresentar quaisquer irregularidades conforme as regras determinadas pela Anvisa e que, embora a fabricação tenha sido suspensa por um breve período, os produtos foram devidamente fiscalizados e puderam retornar aos supermercados sem maiores problemas. De acordo com a Agência, os produtos que tiveram o recolhimento determinado, no caso a maionese, não representam mais nenhum risco e a sua fabricação foi autorizada pela Anvisa.

A empresa afirmou que respeitava a decisão e que rapidamente os pontos indicados foram alterados. A empresa também mencionou que está acostumada a receber auditorias de agentes fiscalizadores e que sempre busca melhorar, adaptando-se e respeitando as solicitações feitas, sendo uma forma de proporcionar melhores condições aos produtos vendidos e garantir toda a segurança possível aos consumidores.

Conheça a Fugini

A Fugini é uma empresa que se destaca no mercado alimentício brasileiro por sua história de comprometimento e inovação. Fundada em 1996 como Indústria Alimentícia Fugita, na cidade de Monte Alto (SP), rapidamente se tornou fornecedora da marca Cica, conhecida pela qualidade. A partir de 2003, lançou seus próprios produtos com a marca Fugini, expandindo sua atuação e adquirindo a marca AMENDOCREM, consolidando-se como uma das principais indústrias de alimentos do Brasil.

Com uma visão voltada para o futuro, a Fugini foi pioneira em diversas áreas do setor alimentício. Introduziu as embalagens stand up pouch (sachet) no segmento de atomatados, lançou a Linha Prato Pronto Fugini, sem conservantes, e inovou com a Linha Cremes, oferecendo produtos de qualidade com excelente relação custo-benefício. Além disso, foi a primeira a oferecer Geleias e Goiabada Cremosa em sachet e a lançar a Linha de Vegetais em embalagens práticas para diversos perfis de consumidores.

A qualidade dos produtos da Fugini é garantida por suas modernas fábricas, como a unidade inaugurada em 2010 em Cristalina (GO), que possui 25.000 m² de área produtiva e sistemas de automação de última geração. Com um amplo mix de produtos que inclui doces, geleias, cremes, frutas em calda, atomatados, molhos, pratos prontos e vegetais, a Fugini mantém sua posição de destaque no mercado, sempre buscando inovação e excelência em seus produtos.