Anvisa interdita restaurantes populares no Brasil; encontraram baratas e risco à saúde

Em novembro de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após identificar a presença de baratas. A medida causou preocupação entre os consumidores, já que os restaurantes em questão são bastante populares.

Os restaurantes interditados foram:

  • Triviali
  • Spoleto
  • Premium Pub
  • Piazza Focacceria

A Anvisa informou que os restaurantes só seriam autorizados a reabrir após comprovarem a eliminação completa da infestação. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pela administração do aeroporto, disse que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que a empresa já estava tomando medidas para solucionar o problema.

Situação no Aeroporto já foi resolvida 

Felizmente, o problema foi solucionado rapidamente e os restaurantes já foram reabertos. A Anvisa confirmou que os estabelecimentos eliminaram a infestação de baratas e estão em conformidade com as normas sanitárias. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos também informou que está tomando medidas para evitar que situações semelhantes se repitam no futuro.

Recomendações da Anvisa

Apesar do problema ter sido solucionado, é importante que os consumidores estejam sempre atentos às condições de higiene dos restaurantes que frequentam. Algumas dicas que podem ajudar:

  • Observe se o local está limpo e organizado.
  • Verifique se os alimentos estão armazenados de forma adequada.
  • Preste atenção à presença de insetos ou outros animais.
  • Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar aos funcionários do restaurante.

A Anvisa também disponibiliza um canal de denúncias para que os consumidores possam informar sobre problemas de higiene em restaurantes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 139 ou pelo site da agência: https://www.gov.br/anvisa/pt-br.