Antecipação do Bolsa Família: primeiro ciclo amanhã (16/09) – Mais datas previstas

A Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo pagamento do Programa Bolsa Família, confirmou a antecipação do benefício para este sábado (16). Isso ocorre porque a instituição financeira costuma antecipar para o sábado todos os pagamentos que acontecem na segunda-feira. Desse modo, o repasse, que deveria começar na semana que vem, já poderá ser acessado nesta.

É importante reforçar que a antecipação não se trata de uma excepcionalidade, uma vez que acontece todos os meses desde a vigência do Auxílio Brasil. Para ter acesso ao benefício antecipado, o segurado precisa utilizar o aplicativo do Caixa Tem. O app permite que o segurado realize transferências bancárias, recargas telefônicas e pagamento de contas sem sair de casa.

Outro detalhe importante que precisa ser mencionado é a antecipação para as famílias do Rio Grande do Sul (RS). O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou que as famílias que moram nos municípios afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o estado no começo do mês terão o pagamento antecipado para o primeiro dia de repasse, segunda-feira (18). Nesse caso, esses segurados também poderão acessar o pagamento já no sábado.

Calendário do Bolsa Família de setembro

O pagamento do Bolsa Família é feito nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Dessa forma, o repasse deve começar oficialmente no dia 18 de setembro e terminar apenas no dia 29 do mesmo mês. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família a seguir:

  • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
  • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
  • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
  • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
  • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
  • NIS de final 6: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
  • NIS de final 7: dia 26 de setembro;
  • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
  • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
  • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

Outro grupo de segurados terá o pagamento antecipado em setembro. São eles: os beneficiários com o NIS de final 6. Isso acontece porque esses segurados também recebem na segunda-feira (25), por esse motivo, terão acesso ao repasse de forma antecipada, no sábado imediatamente anterior à sua data oficial de pagamento, dia 23 de setembro.

Para sacar o benefício, o segurado precisa ir a uma agência da Caixa Econômica, portando o cartão do benefício. Podem ser usados: o cartão do Auxílio Brasil, o cartão do Bolsa Família e o cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal. Quem não possui nenhuma dessas opções pode acessar o benefício pelo aplicativo do Caixa Tem.

Regras Condicionais do Bolsa Família

Os segurados ainda precisam ficar atentos às Regras Condicionais do Bolsa Família. Essas regras têm o objetivo de garantir que crianças e adolescentes tenham acesso à saúde e educação. Quando não são cumpridas, acabam gerando o bloqueio do programa de transferência de renda. Nesse caso, o bloqueio pode durar dois meses, e o segurado não tem direito à parcela retroativa.

Além disso, os segurados que não voltarem a cumprir com as regras, mesmo após o bloqueio do benefício, serão desligados do Bolsa Família, perdendo acesso definitivo à transferência de renda. Desse modo, veja quais são as regras condicionais a seguir, para não perder o seu Bolsa Família:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.