Antecipação do Bolsa Família: Governo já depositou pagamentos dessas famílias

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que gerencia o novo Programa Bolsa Família, informou na última quinta-feira (16) que os pagamentos do programa de transferência de renda referentes à rodada de repasses de novembro começaram a ser liberados na última sexta-feira, dia 17.

Ainda segundo o Ministério, o Governo investiu 14,26 bilhões para atender 21,18 milhões de famílias com o valor médio de R$677,88 e todos esses valores devem ser pagos até o dia 30 de novembro, de acordo com as datas indicadas no calendário oficial. Contudo, é comum que algumas antecipações aconteçam todos os meses e, em novembro, algumas famílias já receberam antes das datas oficiais.

Antecipação do Bolsa Família em novembro

As primeiras famílias que foram contempladas com as antecipações deste mês do novo Programa Bolsa Família são aquelas que vivem nos municípios do país que decretaram oficialmente situação de emergência ou situação de calamidade pública, desde que o decreto tenha sido devidamente reconhecido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Esse tipo de decreto é editado quando o município é afetado por situações extremas, como fortes chuvas, fortes ventos e estiagens, por exemplo, e, com a antecipação, o governo espera auxiliar as famílias vulneráveis, que geralmente são as que mais sofrem com essas calamidades. Em novembro, são 256 municípios brasileiros nesta situação, nos municípios do Amazonas, Amapá, Paraná e Santa Catarina.

Por isso, no primeiro dia da rodada de pagamentos, que ocorreu no dia 17 deste mês, o governo liberou para movimentação ou saque os pagamentos de pelo menos 900 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que vivem nesses municípios, independentemente do número final do NIS (Número de Inscrição Social) que esses grupos familiares possuem.

Contudo, o novo programa de transferência de renda também realiza antecipações um pouco mais tradicionais e que, geralmente, já são esperadas pelas famílias. Trata-se da antecipação que geralmente ocorre aos sábados para as famílias que estão com os pagamentos agendados para as segundas-feiras seguintes. Ou seja, uma pequena antecipação de dois dias.

Por conta disso, o Governo Federal liberou neste sábado (18) os pagamentos de um grupo de famílias que deveria receber amanhã (20). E, na próxima semana, esse tipo de antecipação deve voltar a acontecer, beneficiando mais um grupo de famílias vulneráveis. Confira abaixo quem já recebeu os valores mais cedo neste fim de semana e quem ainda receberá no próximo:

  • Famílias com número final do NIS 2, que originalmente deveriam receber no dia 20 de novembro, uma segunda-feira, mas receberão acesso aos valores no sábado do dia 18 de novembro;
  • Famílias com número final do NIS 7, que originalmente deveriam receber no dia 27 de novembro, uma segunda-feira, mas receberão acesso aos valores no sábado do dia 25 de novembro.

Calendário com todos os pagamentos do Bolsa Família

Por fim, abaixo, segue o calendário completo com todas as datas dos pagamentos de novembro do novo Programa Bolsa Família para aqueles beneficiários que não foram contemplados com nenhuma das antecipações citadas acima. Veja as datas:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 17 de novembro;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 20 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 18/11);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 21 de novembro;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 22 de novembro;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 23 de novembro;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de novembro;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 27 de novembro (valores serão disponibilizados no sábado, dia 25/11);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 28 de novembro;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 29 de novembro;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 30 de novembro.