Antecipação de R$ 1.320 confirmada: Lula decreta novo saque

A Caixa Econômica Federal confirmou a antecipação do pagamento do PIS/PASEP depois de realizar algumas modificações. Com isso, centenas de trabalhadores brasileiros poderão sacar o montante do abono natalino referente ao ano trabalho de 2021. O valor pode chegar a R$1.320,00, ou seja, equivalente a um salário mínimo.

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, algumas mudanças foram feitas nas regras do ano-base, ano que é considerado para realizar o pagamento do abono natalino. Antes dessa alteração, era considerado o ano anterior ao ano de pagamento do PIS/PASEP para realizar o pagamento. Entretanto, no ano de 2020, o Governo Federal precisou usar a verba para outros benefícios e não pôde pagar o abono.

Por esse motivo, o pagamento vem sendo feito com atraso. Em 2021, os trabalhadores receberam o benefício referente ao ano de 2019. Em 2022, o pagamento foi feito referente ao ano de 2020. Neste ano, os trabalhadores estão recebendo o PIS/PASEP referente ao ano de 2021.

A Caixa Econômica Federal não informou se novas mudanças serão feitas para que o repasse volte ao normal, o que significa que os trabalhadores seguirão recebendo o abono natalino referente a dois anos antes do repasse.

Antecipação do pagamento do PIS/PASEP 2021

Antes de tudo, o trabalhador precisa entender o que é o PIS/PASEP. Sendo assim, vale informar que o PIS é o Programa de Integração, pago para trabalhadores privados. Já o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, pago para servidores públicos.

Embora ambos sejam abonos natalinos, o primeiro será pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o segundo será pago pelo Banco do Brasil. Nesse sentido, os segurados precisam ficar atentos às suas contas bancárias em cada um dos bancos sugeridos.

A remuneração do PIS/PASEP será feita para mais de 23 milhões de trabalhadores. Para receber o abono natalino, é importante estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, além de ter trabalhado de carteira assinada por, pelo menos, trinta dias no ano-base de pagamento, nesse caso, em 2021.

Para concluir, também é importante lembrar que o trabalhador precisa manter os dados do RAIS (Relação Anual de Informações Social) atualizados e ter recebido uma remuneração média de até dois salários mínimos do ano-base em questão.

Como consultar e sacar o seu PIS/PASEP – Antecipação

O pagamento do PIS/PASEP com ano base em 2021 começou a ser feito em fevereiro deste ano e poderá ser resgatado até 28 de dezembro de 2023. Em outubro, todos trabalhadores privados (que recebem o PIS) nascidos entre janeiro e dezembro poderão sacar o benefício.

Os clientes da CAIXA poderão ter o benefício depositado na conta corrente ou poupança. Para quem não é cliente da instituição financeira, o valor será depositado na conta poupança digital, e o dinheiro poderá ser movimentado através do aplicativo do Caixa Tem.

O trabalhador poderá sacar com o Cartão Cidadão em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências. Além disso, com o aplicativo do Caixa Tem o segurado pode fazer transferências bancárias e PIX e pagar contas sem sair de casa, o aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS.

Já o abono salarial do PASEP, pago para os servidores públicos ou trabalhadores de empresas estatais, poderão receber por meio do Banco do Brasil. Vale lembrar que o repasse é feito de acordo com o dígito final da inscrição no PASEP.

Em outubro, o saque está disponível para segurados com o final da inscrição 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9. O valor será depositado na conta do Banco do Brasil, e o segurado pode optar por fazer transferência (TEC) para uma conta de mesma titularidade.

Para saber mais informações sobre o PIS/PASEP, o trabalhador pode consultar através do Portal Gov.br, pela Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone da Caixa Econômica Federal, ligando para o número 0800 726 0207 – essa ligação é gratuita.