ANAC aposenta aeronaves e dá adeus a companhia aérea rival da Gol

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) retirou a licença de voo da TAF em 2010, levando ao fim de suas operações regulares e ao abandono de suas aeronaves. Essa linha aérea é uma companhia brasileira que já foi uma forte concorrente da GOL, enfrenta um triste desfecho.

A história da TAF começou na década de 1960, com sua sede no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Inicialmente operando no transporte de passageiros e carga, a TAF expandiu suas operações após a desregulamentação do setor aéreo promovida pelo governo. Em 1996, a companhia foi renomeada como TAF Linhas Aéreas S.A. e começou a operar como linha aérea regional, servindo várias cidades brasileiras com uma frota de aeronaves que incluía Cessna 208 Caravan e Embraer EMB-110 Bandeirante.

No final dos anos 1990, a TAF expandiu suas atividades para o transporte de cargas, principalmente para a Rede Postal Noturna dos Correios no Ceará. Nos anos 2000, a TAF enfrentou uma dura competição com a Nordeste Linhas Aéreas e incorporou aviões maiores, como o Boeing 737-200C, para voos cargueiros. Apesar de seus esforços, a companhia não conseguiu sustentar sua operação no mercado de aviação de passageiros, suspendendo essas atividades em janeiro de 2010.

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ANAC coloca um fim nas operações da TAF

Com a retirada de sua licença de voo pela ANAC em 2010, a TAF tornou-se a oitava companhia aérea brasileira a perder sua concessão desde 2009. Esse marco sinalizou o fim de uma era para a companhia, que outrora havia sido uma competidora de peso no mercado nacional. Suas aeronaves, incluindo os Boeings 727-200F e 737-200, foram abandonadas em aeroportos pelo Brasil.

Em agosto de 2021, dez anos após o fim das operações da TAF, essas aeronaves ainda estavam abandonadas, mas disponíveis em um leilão. Entre os jatos leiloados estavam os trijatos Boeings 727-200F de matrículas PT-MTC e PR-MTD, e os Boeings 737-200 de matrículas PT-MTA e PT-MTF. Uma curiosidade é que o PT-MTA estava destinado à companhia GTRA Airways, do Congo, mas a transação não se concretizou.

Qual é o legado da TAF e a situação atual

De acordo com a ANAC, caso a TAF deseje retomar suas operações, precisaria passar por todas as etapas para obter uma nova concessão. Ariston Pessoa Filho, um dos acionistas da companhia, afirmou em 2013 que a TAF não buscaria uma nova concessão naquele momento, devido à baixa demanda resultante das crises econômicas de 2008 e 2009.

Atualmente, uma parte da TAF ainda existe operando esporadicamente como táxi aéreo, utilizando um Cessna 208 Caravan. O serviço de táxi aéreo oferece transporte por meio de aeronaves de aluguel, permitindo que os clientes escolham origem, destino e horários das viagens, sejam elas domésticas ou internacionais.

A história da TAF Linhas Aéreas é um lembrete da volatilidade do mercado de aviação e da necessidade de adaptação constante às mudanças econômicas e regulatórias. Embora a companhia tenha encerrado suas operações regulares, seu legado e contribuição para a aviação brasileira permanecem significativos.