Alerta URGENTE do Bolsa Família sobre pente fino dos beneficiários

Os beneficiários do Bolsa Família receberam uma péssima notícia nesta semana. De acordo com o governo Lula (PT), o pente-fino segue sendo realizado no mês de abril. A seguir, contamos o que fazer para garantir suas parcelas. 

Primeiramente, é importante destacar que famílias unipessoais podem receber as parcelas do Bolsa Família, desde que estejam dentro das regras. Para ter direito ao benefício, é necessário

  • Manter o CadÚnico atualizado;
  • Apresentar renda per capita mensal familiar de até R$ 218.

Entretanto, uma nova regra liberada em agosto acabou dificultando um pouco a vida de novos inscritos que moram sozinhos. A Portaria do Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu que os cadastros para famílias unipessoais só poderão compor 16% dos inscritos do Bolsa Família em cada município. 

Com todas essas condições em dia, os beneficiários do Bolsa Família seguem recebendo suas parcelas normalmente durante o mês de novembro. Assim, um total mínimo de R$ 600 é garantido a essas pessoas. 

Décimo terceiro do Bolsa Família 

De acordo com os documentos da Medida Provisória nº 1.164, aproximadamente cinco emendas apresentadas no congresso discutiam o décimo terceiro do Bolsa Família. A análise destaca o seguinte motivo para a recusa desses processos: “Incompatíveis e inadequadas orçamentária e financeiramente por provocarem aumento de despesa ou redução de receita sem apresentar estimativa de impacto e correspondente compensação”. 

Por fim, o ministro Wellington Dias, responsável pelo Ministério do Desenvolvimento Social, em entrevista ao Estadão/Broadcast, deu mais detalhes a respeito do assunto sobre o Bolsa Família.

“Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco.”