Alerta! Bolsa Família corta 1 milhão de famílias do programa: veja se você está na lista

Nos primeiros meses de 2025, milhares de famílias brasileiras foram surpreendidas ao perceber que seus nomes não constavam mais na folha de pagamento do Bolsa Família.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), cerca de 1,3 milhão de benefícios foram cancelados em janeiro, impactando diretamente milhares de lares que dependiam do programa.

O corte gerou preocupação e dúvidas entre os beneficiários, que agora buscam entender as razões da exclusão e como regularizar a situação.

Alerta! Bolsa Família corta 1 milhão de famílias do programa: veja se você está na lista

O Bolsa Família tem regras estritas para garantir que o auxílio seja concedido a famílias em situação de vulnerabilidade.

Um dos principais motivos para o corte de beneficiários foi a reavaliação da renda familiar. Para continuar no programa, a renda per capita da família não pode ultrapassar R$ 218 por mês.

Entretanto, o governo permite que trabalhadores formais continuem no programa até atingirem meio salário mínimo por pessoa (R$ 759), dentro da chamada Regra de Proteção.

Essa regra concede um benefício reduzido por até dois anos, após os quais a família é retirada automaticamente do programa.

Além da renda, outros fatores também resultaram na exclusão de milhares de famílias. Um dos mais comuns é a falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), necessária a cada 24 meses.

Dados desatualizados podem levar à suspensão do benefício até a regularização.

Outros critérios obrigatórios também foram considerados para a exclusão, como a frequência escolar mínima de crianças e adolescentes e a regularização do CPF de todos os membros da família.

Vacinação em dia e acompanhamento pré-natal para gestantes também são requisitos exigidos.

Calendário de pagamento do Bolsa Família em fevereiro

Para aqueles que permanecem elegíveis, o pagamento do Bolsa Família de fevereiro seguirá o cronograma conforme o final do Número de Identificação Social (NIS):

  • NIS final 1: 15 de fevereiro
  • NIS final 2: 18 de fevereiro
  • NIS final 3: 19 de fevereiro
  • NIS final 4: 20 de fevereiro
  • NIS final 5: 21 de fevereiro
  • NIS final 6: 22 de fevereiro
  • NIS final 7: 25 de fevereiro
  • NIS final 8: 26 de fevereiro
  • NIS final 9: 27 de fevereiro
  • NIS final 0: 28 de fevereiro

Os pagamentos podem ser acessados pelo aplicativo Caixa Tem, em agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.

Beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para regularizar a situação e tentar restabelecer o benefício.

Atualizações cadastrais feitas até o dia 5 de fevereiro ainda podem garantir o pagamento dentro do próprio mês.