Afinal, empréstimo reduz meu score de crédito na SERASA?

Ao fazer a contratação de um empréstimo, muitos clientes ficam com dúvidas se o score do Serasa pode ser afetado. É importante destacar que alguns fatores podem afetar a pontuação, como o histórico de pagamentos e as consultas ao CPF. Assim, vale destacar que é importante que o interessado não faça muitas simulações de empréstimos por causa do critério de consultas. Além de manter o pagamento em dia caso contrate o serviço.

No empréstimo consignado, as parcelas são debitadas automaticamente da sua folha de pagamento, assim, não há riscos quanto ao critério de histórico. No entanto, no empréstimo pessoal, o desconto já não é automático.

Para aqueles que possuem empréstimo pessoal, é comum que haja esquecimento de realizar o pagamento das parcelas. Assim, essa situação pode acarretar consequências negativas para o histórico de crédito da pessoa e afetar o score.

Dessa forma, para evitar esse tipo de situação e ter um histórico de pagamento positivo, o ideal é autorizar o débito automático das parcelas diretamente no aplicativo da própria conta digital. Ao ter o débito automático, é possível autorizar a instituição financeira a fazer o recolhimento das parcelas na data de vencimento de forma automática.

Dicas para manter uma boa pontuação no Serasa

Para manter um bom score no Serasa, além de realizar o pagamento do empréstimo em dia, é importante manter em dia também todos os pagamentos das contas, como faturas de cartão de crédito, contas de serviços públicos, aluguel, entre outros.

A pontualidade nos pagamentos é uma das principais razões no momento de calcular o score. É indicado que cada pessoa faça uma análise dos gastos e verifique itens que podem ser cortados ou reduzidos, fazendo que o dinheiro sobre para lidar com as dívidas ou poupar.

Além do mais, é importante tomar cuidado para não comprometer mais que do 20% da renda mensal com pagamentos de dívidas. E enfim, ativar o Cadastro Positivo da Serasa também irá ajudar nessa situação.