Abono Natalino do INSS em 2023 acontece nestas datas de pagamento

O 13º salário do INSS, também conhecido como abono natalino, é um tema de grande importância no Brasil, principalmente nos meses de dezembro e janeiro, período com diversos gastos como o pagamento do IPTU, IPVA e outras despesas. O 13º salário do INSS se apresenta como um importante auxílio nas finanças dos aposentados e pensionistas, trazendo um alívio para o orçamento. Mas, para isso, devemos entender como funciona o pagamento do 13º.

O 13º salário do INSS foi criado com o objetivo de proporcionar alívio financeiro aos aposentados e pensionistas durante a época festiva do final do ano. Normalmente, esses valores são pagos em duas parcelas, mas, desde 2020, devido à pandemia de Covid-19, os pagamentos têm sido antecipados.

O pagamento é ajustado de acordo com o salário mínimo vigente, que em 2023 é de R$ 1.320,00. Aqueles que têm como renda o salário mínimo receberão o abono no valor equivalente a ele, enquanto aqueles que ganham acima desse valor terão seus pagamentos reajustados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Pagamento deste ano

Em 2023, os pagamentos do 13º salário do INSS foram antecipados e ocorreram em duas parcelas, em maio e junho, beneficiando aproximadamente 30 milhões de aposentados e pensionistas. Entretanto, aqueles segurados que começaram a receber o benefício após maio de 2023, a fim de evitar prejuízos decorrentes do tempo de espera para o pagamento das parcelas restantes, receberão o valor ainda no mesmo ano. Neste cenário, a previsão é que a primeira parcela seja paga até 20 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro.

Lembrando que, o 13º não se trata de um empréstimo, o benefício foi criado com o propósito de aliviar as pressões financeiras durante o final do ano, ele é um pagamento devido aos aposentados e pensionistas do INSS. As únicas exceções a essa regra são aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada, pois se trata de um benefício assistencial e não contributivo.