A mais rápida e prática para eliminar os ácaros da sua casa

Os ácaros podem ser um problema que passa despercebido para muitas pessoas. No geral, eles estão em todo lugar, mas são muito pequenos e difíceis de perceber onde estão, embora causem muitos problemas à saúde respiratória. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a eliminar os ácaros da sua casa. 

Os ácaros são pequenos aracnídeos microscópicos pertencentes à classe Arachnida, a mesma dos aracnídeos como aranhas e carrapatos. Eles são amplamente distribuídos no ambiente e podem ser encontrados em diversos habitats, incluindo solo, água, plantas e dentro das residências humanas. 

Em muitos casos, os ácaros possuem um corpo segmentado com quatro pares de patas e são invisíveis a olho nu devido ao seu tamanho minúsculo, geralmente inferior a um milímetro. Algumas espécies de ácaros são parasitas de plantas, animais e até mesmo de seres humanos, causando várias doenças e alergias.

No ambiente doméstico, os ácaros da poeira são os mais comuns e estão frequentemente associados a alergias respiratórias, como rinite alérgica e asma. Esses ácaros se alimentam principalmente de escamas de pele humana e de animais, além de outros detritos orgânicos presentes em colchões, travesseiros, carpetes e móveis estofados. 

A proliferação dos ácaros é favorecida por condições de alta umidade e temperaturas moderadas, típicas de ambientes internos. Controlar a presença de ácaros envolve medidas de higiene, como limpeza frequente, uso de capas antiácaros em colchões e travesseiros, e a redução da umidade nos ambientes fechados.

Como identificar os ácaros?

Para identificar a presença de ácaros na casa pode ser complicado devido ao seu tamanho microscópico, mas alguns sinais podem indicar sua presença. A princípio, os sintomas alérgicos são um dos primeiros indícios. Se você ou alguém na sua casa frequentemente apresenta espirros, coriza, olhos lacrimejantes, coceira no nariz ou na pele, especialmente ao acordar, é possível que ácaros estejam presentes. Algumas doenças causadas por ácaros são: rinite alérgica, dermatite atópica, asma e sinusite. 

Os sintomas são desencadeados por partículas de ácaros mortos e seus excrementos, que se misturam à poeira doméstica. Além disso, o ambiente onde você vive pode favorecer a presença de ácaros se houver altos níveis de umidade, calor e acúmulo de poeira.

Além disso, outra maneira de identificar ácaros é inspecionar locais onde eles tendem a se acumular. Ácaros da poeira, por exemplo, são frequentemente encontrados em colchões, travesseiros, cobertores, tapetes e estofados. Nessa situação, a dica é: verifique se tem poeira no colchão, travesseiros e lençóis. Realize a limpeza e troque a roupa de cama com frequência. Se possível, deixe o sol e a ventilação entrar no ambiente.

Por outro lado, a implementação de medidas preventivas e de limpeza, como aspirar frequentemente com um aspirador de pó com filtro HEPA e lavar roupas de cama regularmente em água quente, pode ajudar a reduzir a população de ácaros e seus efeitos adversos. Porém, nem sempre elimina a existência e proliferação de ácaros corretamente. 

Como acabar com os ácaros na sua casa?

De modo geral, a limpeza é o principal fator que ajuda a acabar com os ácaros, assim como outros parasitas indesejados e que podem prejudicar a saúde. Apesar disso, não é possível eliminar 100% dos ácaros da casa, mesmo com a limpeza, alguns deles podem permanecer no ambiente, mas é possível diminuir a incidência deles. 

Neste caso, o processo de higiene pode ser feito através de uma lavagem a seco com bicarbonato de sódio. Assim, você deve retirar os objetos que acredita ter ácaros, como colchões, tapetes e toalhas; e aplicar o produto, sobretudo onde houver manchas, que podem indicar colônias de ácaros vivendo ali. Depois, basta deixar o produto agir por 30 minutos e esfregar com uma escova.

Para finalizar, utilize o aspirador de pó para eliminar o resto da sujeira e pode voltar a usar o item normalmente. O vinagre também pode ser um aliado na hora da limpeza. Para utilizá-lo, misture 200 ml da substância com 4 litros de água e aplique na superfície suavemente com uma escova de cerdas macias e depois um pano limpo e seco. 

Abaixo, confira outras dicas para proteger todos os ambientes da sua casa e manter o ambiente limpo: 

  • Deixe o ar e os raios solares entrarem nos ambientes, quando possível;
  • Limpe a casa semanalmente;
  • Troque as roupas de cama semanalmente;
  • Evite lavar colchão e travesseiros com água, pois a umidade pode acumular fungos (mofo);
  • Limpe com regularidade carpetes e tapetes;
  • Troque a vassoura pelo aspirador de pó, de preferência um que não deixa a sujeira retornar para o ambiente, como acontece com os modelos convencionais.

O recomendado é manter essa rotina de limpeza por, pelo menos, uma vez durante a semana. Porém, caso os ácaros apareçam com mais frequência no ambiente onde mora, é necessário limpar o local mais vezes e garantir que o ambiente esteja livre dos ácaros que, mesmo pequenos, podem trazer grandes problemas à saúde e atrapalhar no dia a dia.