Redução no Bolsa Família em janeiro 2025 afeta beneficiários; veja motivos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou que o Bolsa Família atenderá 20.486.299 famílias em janeiro de 2025.

Esse número, embora expressivo, é cerca de 325 mil menor que o registrado em dezembro de 2024, quando 20,81 milhões de famílias foram contempladas.

Essa redução reflete o corte de benefícios após revisões nos cadastros e mudanças na renda das famílias atendidas, que têm gerado preocupação entre as famílias afetadas.

Redução no Bolsa Família em janeiro 2025 afeta beneficiários; veja motivos

De acordo com o MDS, a exclusão de beneficiários decorreu, principalmente, de irregularidades identificadas no Cadastro Único, a plataforma usada para gerenciar informações socioeconômicas das famílias participantes.

Dados desatualizados ou inconsistentes levaram ao bloqueio ou cancelamento de muitas inscrições no CadÚnico, reduzindo a quantidade de beneficiários do Bolsa Família por irregularidades.

Além disso, o não cumprimento de condicionalidades essenciais, como a frequência escolar mínima de crianças e adolescentes ou o acompanhamento de saúde de gestantes e crianças, também foi um fator relevante.

Outro motivo significativo foi o encerramento do período de 24 meses da chamada Regra de Proteção, que permite que famílias com renda ligeiramente acima do limite estabelecido pelo programa continuassem recebendo o benefício por um período de transição.

Com o fim desse período de dois anos, muitas dessas famílias perderam o direito ao auxílio, já que seguiram com a renda familiar acima do limite de R$ 218 por pessoa.

Além disso, a reavaliação da renda familiar revelou que algumas famílias já não se enquadram nos critérios de vulnerabilidade exigidos para participação no programa, resultando na suspensão definitiva do benefício.

Essas medidas de controle têm o objetivo de garantir que o Bolsa Família atenda prioritariamente quem realmente precisa, mas também representam um desafio para as famílias que dependiam do benefício e agora enfrentam a necessidade de regularizar sua situação ou buscar outras formas de sustento.

Datas do Bolsa Família em janeiro de 2025

O calendário de pagamentos de janeiro de 2025 já começou e segue a ordem dos dígitos finais do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.

Os pagamentos começaram no dia 20 de janeiro para os NIS terminados em 1 e seguem até o dia 31, quando serão pagos os benefícios das famílias com NIS terminado em 0.

  • NIS final 1: 18 de janeiro (antecipado do dia 20)
  • NIS final 2: 21 de janeiro
  • NIS final 3: 22 de janeiro
  • NIS final 4: 23 de janeiro
  • NIS final 5: 24 de janeiro
  • NIS final 6: 25 de janeiro (antecipado do dia 27)
  • NIS final 7: 28 de janeiro
  • NIS final 8: 29 de janeiro
  • NIS final 9: 30 de janeiro
  • NIS final 0: 31 de janeiro

Os beneficiários devem consultar regularmente os aplicativos oficiais do programa, como o Bolsa Família ou o Caixa Tem, para confirmar o status do benefício e evitar contratempos nos repasses.

O acompanhamento é essencial para garantir que nenhuma pendência comprometa o pagamento.