INSS divulga datas para pagamento do benefício em novembro/dezembro
O pagamento do 13º salário do INSS chega à sua fase final em novembro, com os depósitos começando no dia 25 para quem tem o Número de Benefício (NB) finalizado em 1. O cronograma continua até o dia 6 de dezembro, para os beneficiários com NB finalizado em zero. Em dezembro, o pagamento terá início no dia 20 e vai até 8 de janeiro de 2025.
Vale destacar que aposentados e pensionistas que passaram a receber o benefício previdenciário a partir de junho deste ano irão receber o 13º salário em uma única parcela, com o pagamento sendo realizado em novembro, conforme o calendário habitual.
Neste texto você encontrará:
Veja também: Lista de quem está na mira do pente-fino do INSS
Calendário do INSS
O pagamento seguirá a tabela definida pelo INSS, iniciando com os beneficiários que recebem um salário-mínimo (atualmente R$ 1.412). Para aqueles que recebem valores superiores ao salário-mínimo, a gratificação natalina será depositada a partir de 2 de dezembro, com o término dos depósitos previsto para 6 de dezembro. No total, serão realizados 1,7 milhão de pagamentos para mais de 1 milhão de beneficiários, totalizando R$ 1,3 bilhão.
Os aposentados e pensionistas que recebiam o benefício antes de junho deste ano já receberam o 13º salário antecipadamente, conforme o decreto assinado em março. Esta é a quinta vez consecutiva que os beneficiários do INSS recebem o pagamento do 13º fora dos períodos tradicionais, que normalmente ocorriam em agosto e dezembro.
Consultas e pagamentos
O INSS realiza aproximadamente 40 milhões de pagamentos por mês, abrangendo benefícios previdenciários e assistenciais. O calendário completo de pagamentos pode ser consultado no site oficial da autarquia, embora as datas para 2025 ainda não tenham sido anunciadas pelo governo.
Os pagamentos do INSS são feitos diretamente nas contas bancárias dos beneficiários, seja conta corrente ou poupança, de acordo com os dados informados previamente ao instituto. O INSS também disponibiliza a alternativa de pagamento por meio de Pix.
Enfrentamento da fila
O governo federal estendeu até 31 de dezembro de 2024 o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), instituído em julho de 2023. A iniciativa tem como objetivo acelerar a análise de processos ligados aos benefícios do INSS, incluindo o reconhecimento inicial, a manutenção e a revisão deles.
O programa contempla o pagamento de bônus para servidores do INSS e médicos peritos que realizam serviços além da capacidade usual das agências. Estão incluídos no programa processos administrativos com prazos de análise superiores a 45 dias ou com prazos judiciais expirados, além de serviços médicos periciais com agendamentos atrasados ou prazos judiciais vencidos.