Nova antecipação do Bolsa Família foi anunciada para esta semana
As famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social, e que por conta disso são beneficiárias do Bolsa Família, começaram a receber o benefício do governo federal na última quinta-feira, dia 14 de novembro.
Os repasses seguem oficialmente até a sexta-feira da semana que vem, dia 29 de novembro, e devem atender pouco mais de 20 milhões de grupos familiares.
Contudo, como já é de costume, a atual rodada possui antecipações já confirmadas. Duas delas já aconteceram nos últimos dias, e mais uma deve ocorrer ainda nesta semana. Detalhamos abaixo.
Nova antecipação do Bolsa Família foi anunciada para esta semana
Para explicar de forma simples, é necessário iniciar informando que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o Bolsa Família, possui um método de pagamentos que se repete todos os meses, e em novembro não tem sido diferente.
Segundo este método, as famílias são divididas em dez grupos, segundo o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um, que pode ser 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 0. Já os pagamentos são feitos aos poucos, ao longo dos últimos dez dias úteis do mês.
Assim, oficialmente, cada grupo familiar recebe em um desses dez dias, conforme a ordem crescente do final de NIS, começando pelo NIS 1 e terminando com o NIS 0. Confira no calendário oficial abaixo:
- NIS final 1: 14 de novembro
- NIS final 2: 18 de novembro (antecipado para o sábado do dia 16)
- NIS final 3: 19 de novembro
- NIS final 4: 21 de novembro
- NIS final 5: 22 de novembro
- NIS final 6: 25 de novembro (antecipado para o sábado do dia 23)
- NIS final 7: 26 de novembro
- NIS final 8: 27 de novembro
- NIS final 9: 28 de novembro
- NIS final 0: 29 de novembro
Bolsa Família terá nova antecipação ainda nesta semana
Já as antecipações também se repetem mensalmente. As famílias que vivem em munícipios que decretaram situação de emergência ou de calamidade pública nos últimos dois meses costumam receber no primeiro dia da rodada oficial, independentemente do final de NIS que possuem.
Por conta disso, beneficiários de mais de 600 municípios do país receberam na última quinta-feira, dia 14 de novembro, mesmo com o calendário oficial informando que deveriam receber mais tarde. Isso inclui mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades de São Paulo, Sergipe, Amazonas e outros.
Também ocorrem antecipações aos finais de semana todos os meses, pois os pagamentos do Bolsa Família agendados oficialmente para as segundas-feiras costumam ser liberados nos sábados imediatamente anteriores a data oficial.
Assim, na semana passada, os beneficiários com final de NIS 2, que deveriam receber apenas na segunda-feira do dia 18, receberam seus pagamentos no sábado do dia 16.
E nesta semana, as famílias com final de NIS 6, que deveriam receber no próximo dia 25, na verdade recebem neste sábado, dia 23.
Os valores podem ser recebidos através do aplicativo Caixa Tem, casas lotéricas ou caixas eletrônicos, mas essas duas últimas opções somente para beneficiários que possuem um dos cartões do programa. Em último caso, é possível receber diretamente nas agências da Caixa, mas apenas em dias úteis.