Pela primeira vez na história cai neve no deserto da Arábia Saudita
Nos últimos dias, uma inesperada camada de neve cobriu os desertos do norte da Arábia Saudita, algo inédito para essa região, conhecida por suas altas temperaturas. Esse fenômeno raro atraiu tanto moradores quanto turistas, que aproveitaram para capturar fotos e vídeos desse evento climático surpreendente.
Embora a neve seja típica de áreas com clima frio, sua formação não depende apenas de temperaturas baixas. Esse fenômeno ocorreu em Al-Jawf, uma região na fronteira entre a Arábia Saudita e a Jordânia, conhecida por seu calor intenso.
Neste texto você encontrará:
A região, predominantemente desértica, presenciou a neve cobrindo suas dunas após uma sequência de chuvas fortes e granizo, um evento extremamente raro em um país que, geralmente, recebe uma quantidade de precipitação muito limitada durante o ano.
Veja também: Conheça a história da mulher aventureira que passa o inverno sozinha no Ártico
Por que nevou no deserto?
Segundo a Agência de Imprensa da Arábia Saudita, as camadas brancas que cobriram a região de Al-Jawf foram registradas em 2 de novembro. Porém, ao contrário do que muitos podem imaginar, não se tratou de neve, mas sim de uma grande quantidade de pedras de granizo que atingiram a área.
O Centro Saudita de Meteorologia informou que a ocorrência de granizo e neve foi causada por um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou sobre o Mar Arábico, no Oceano Índico. Esse sistema trouxe ar úmido, que ao se combinar com o calor do deserto, resultou em chuvas intensas, trovoadas e granizo.
Sistemas de baixa pressão geralmente estão ligados a fenômenos climáticos intensos, caracterizados por ventos divergentes e nuvens espessas. Por outro lado, regiões de alta pressão costumam apresentar ventos suaves e céu limpo.
Embora o granizo possa se assemelhar à neve à primeira vista, há diferenças essenciais entre os dois fenômenos. A neve é formada por cristais ou flocos de gelo, enquanto o granizo é composto por pedras de gelo, que caem junto com chuva líquida.
Outros casos
O ocorrido em Al-Jawf não é o único fenômeno climático raro na Arábia Saudita. Em 2021, a região de Aseer também vivenciou uma tempestade de neve incomum, que cobriu montanhas e desertos, e marcou a primeira vez em quase 50 anos que a temperatura na área caiu abaixo de zero. Imagens de camelos cercados pela neve se espalharam rapidamente nas redes sociais.
Outro lugar conhecido por registrar neve de forma ocasional é Ain Sefra, localizada no deserto do Saara, na Argélia. Desde 1979, a cidade presenciou quatro episódios de nevasca, sendo o mais recente em janeiro de 2022. Além do Saara e da Arábia Saudita, o Deserto de Mojave, na Califórnia, e o Deserto de Atacama, no Chile, também já experimentaram a queda de neve, apesar de seus climas áridos.