Como agendar a emissão do novo RG antes do fim do prazo

O RG tradicional será substituído no Brasil pela nova versão chamada Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este novo documento será único, válido em todo o país, e contará com recursos de segurança mais avançados. A primeira via da CIN é gratuita e pode ser solicitada na maioria dos estados.

Esse novo modelo substitui o sistema anterior, no qual cada estado emitia um RG próprio, permitindo que uma pessoa tivesse até 27 documentos distintos. Agora, todos os cidadãos terão o mesmo tipo de identidade, independentemente do estado onde a CIN for emitida.

Neste texto você encontrará:

Veja também: 2 via do RG pela internet: tire sua segunda via sem sair de casa

Novidades do novo RG

Com a emissão da nova identidade, os cidadãos serão identificados pelo número do CPF, o que facilita a integração de diferentes bases de dados. Para aumentar a segurança, o governo federal incorporou o QR Code na CIN, permitindo que o documento seja validado tanto por órgãos públicos quanto por empresas privadas. Para realizar a verificação, basta que a instituição possua um leitor de QR Code, como já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A versão digital da CIN possui a mesma validade jurídica que a versão impressa e, por ser mais detalhada, deve ser exibida através do aplicativo GOV.BR. Prints ou cópias digitais em outros formatos não são aceitos. Embora a CIN não substitua o passaporte, ela pode ser utilizada como documento de identificação em países integrantes do Mercosul. A emissão permanece sob a responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública estaduais, com todos os estados do Brasil já oferecendo o novo RG.

Como agendar a emissão do novo RG antes do fim do prazo
Nova CIN (Foto: reprodução/Agência Tatu)

Como emitir?

Para solicitar a emissão da nova identidade, é necessário agendar o atendimento com o órgão responsável pela identificação no estado. O cidadão deverá apresentar documentos essenciais, como o CPF, um comprovante contendo o CPF ou o espelho da Receita Federal, além de certidões de nascimento ou casamento, emitidas nos últimos cinco anos.

Para crianças pequenas, é necessário apresentar uma foto 3×4, enquanto para os demais cidadãos, a foto será tirada no momento da emissão. Se o cidadão desejar incluir outros números de documentos na versão digital da CIN, ele poderá fazê-lo. No entanto, no documento impresso, apenas o número do CPF será exibido, pois este será o único identificador oficial.

A emissão da CIN leva cerca de 15 dias, e antes de solicitá-la, é necessário garantir que o CPF do solicitante esteja regularizado na Receita Federal. Embora a troca do RG antigo pela nova identidade não seja obrigatória imediatamente, os cidadãos têm até 10 anos para realizar a substituição. A previsão é que até 2032, todos os RGs antigos sejam substituídos pela CIN.