Este é um animal mais rápido do mundo

O ecólogo Michiel Boom, da Universidade de Amsterdã, estava estudando a migração da tarambola-cinzenta quando um imprevisto ocorreu: uma das aves rastreadas mudou de rota, desviando-se para sudeste e perdendo altitude até pousar em uma pedreira, onde foi capturada por um animal predador. A análise dos dados do GPS revelou que o ataque ocorreu a 2.881 metros de altitude, estabelecendo um novo recorde para a maior altitude de predação já registrada.

O artigo foi publicado na revista Ecology e abordou a predação em altitudes elevadas. Inicialmente, os pesquisadores tinham como objetivo entender por que as tarambolas-cinzentas migram a grandes altitudes. Apesar de não terem conseguido essa resposta, o incidente resultou em um novo recorde no reino animal.

Neste texto você encontrará:

Este é um animal mais rápido do mundo
Falcão-peregrino (Foto: reprodução/USP)
Veja também: Pesquisa aponta que gatos conseguem associar palavras a imagens mais rápido que bebês

Animal mais rápido do mundo

A cerca de 200 metros de um ninho de falcão-peregrino, foram encontrados vestígios da tarambola, sugerindo que este predador – famoso por atingir velocidades de até 320 km/h em seus mergulhos e considerado o animal mais veloz do mundo – foi o responsável pela captura.

O falcão-peregrino, presente em quase todos os continentes, exceto na Antártida, exemplifica uma adaptação impressionante, sendo até avistado em cidades como Nova York. Sua habilidade de atingir altas velocidades é uma das muitas características que os animais desenvolvem para sobreviver, incluindo talentos únicos como bioluminescência e defesas especiais.

As asas finas e afiadas do animal mais veloz do planeta são ideais para a caça em áreas abertas, levando-o a optar por habitats montanhosos. Sendo o falcão-peregrino um predador que se alimenta principalmente de aves, sua agilidade é crucial para capturá-las enquanto ainda estão em voo.

Outros velocistas

  • Gazela-de-Thomson: Originária das savanas africanas, a gazela-de-thomson pode correr a até 90 km/h, o que a ajuda a escapar de predadores. Com um peso abaixo de 30 kg e corpo pequeno e ágil, ela é predominante no Quênia e na Tanzânia, mas também habita regiões da Etiópia, Somália e Sudão do Sul.
  • Antílope-americano: Este antílope, que vive na América do Norte, pode atingir velocidades de 98 km/h, o que lhe permite evitar predadores como lobos e linces. Sua distribuição vai do Canadá ao deserto de Sonora, no México.
  • Agulhão-vela: Reconhecido como o peixe mais rápido, o agulhão-vela pode alcançar até 110 km/h. Sua forma aerodinâmica e o longo “nariz” o ajudam a cortar a água, otimizando sua velocidade.
  • Guepardo: Considerado o mamífero terrestre mais veloz, o guepardo pode correr a até 115 km/h. Ele habita as savanas africanas, onde caça a gazela-de-thomson, evidenciando uma corrida evolutiva entre predadores e presas que favoreceu o desenvolvimento de sua velocidade.