Solicite a sua CNH social agora: veja o passo a passo
A CNH Social é um programa voltado para cidadãos de baixa renda, que permite a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O objetivo principal da iniciativa é promover inclusão social e aumentar as oportunidades de emprego, especialmente em áreas que exigem habilitação, como transporte, logística e serviços de aplicativos.
Além de facilitar o acesso ao mercado de trabalho, a CNH Social também promove maior mobilidade para os cidadãos, o que pode melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Solicite a sua CNH social agora: veja o passo a passo
Lançada em diversos estados brasileiros (confira lista no final), a CNH Social atende a grupos específicos, permitindo que pessoas em situação de vulnerabilidade econômica possam se habilitar sem custos.
Com o cenário econômico desafiador, essa medida tem sido vista como uma importante ferramenta para aumentar a empregabilidade, particularmente para aqueles que não teriam condições de arcar com os custos envolvidos no processo de habilitação.
O processo de solicitação da CNH Social é simples e pode ser feito pela internet.
O candidato deve acessar o site do Departamento de Trânsito (Detran) de seu estado e localizar a área dedicada ao programa, muitas vezes chamada de “CNH Social”, “CNH Cidadã” ou outra denominação similar.
Após acessar a página, é necessário preencher um formulário com dados pessoais e informações como o Número de Identificação Social (NIS), fornecido pelo CadÚnico.
Após o envio da inscrição, o candidato deve aguardar a lista de aprovados, que será divulgada no próprio site do Detran.
Se selecionado, o candidato deverá comparecer à autoescola designada para apresentar a documentação exigida, como identidade, CPF, comprovante de residência e documentos que comprovem a renda.
Todo o processo de aulas teóricas, práticas e exames será custeado pelo programa.
- Veja Também:
- O que fazer quando a umidade do ar está baixa?
Quem pode solicitar a CNH Social e em quais estados?
O programa é destinado a pessoas que atendem a determinados critérios socioeconômicos. Embora os requisitos possam variar de estado para estado, existem alguns pontos comuns entre todos eles.
Para solicitar a CNH Social, o interessado deve:
- Ter no mínimo 18 anos de idade;
- Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
- Ser alfabetizado;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Residir no estado que oferece o programa.
Alguns estados priorizam candidatos em condições especiais, como desempregados de longa duração, ex-presidiários, estudantes da rede pública com bom desempenho e participantes do ENEM.
Há também vagas reservadas para grupos como mulheres, negros, indígenas e pessoas com deficiência, ampliando ainda mais o alcance social do projeto.
Em 2024, 19 estados brasileiros disponibilizam o programa CNH Social ou iniciativas equivalentes. São eles:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Roraima
- Sergipe
Em alguns estados, o programa pode ter nomes diferentes, mas a essência de proporcionar habilitação gratuita para cidadãos de baixa renda é a mesma.