CNU: nota de provas deve ser divulgado nesta terça-feira (8)
O governo federal deve divulgar nesta terça-feira (8) os resultados das provas objetivas e o resultado preliminar da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU), um dos maiores certames já realizados no país.
O CNU, que tem como objetivo preencher vagas em diversos órgãos da administração pública federal, atraiu quase 1 milhão de candidatos em todo o Brasil.
O concurso, organizado pela Fundação Cesgranrio, oferece 6.640 vagas em 21 órgãos do governo, abrangendo cargos de níveis médio e superior.
As provas ocorreram em 228 cidades e foram distribuídas em diferentes blocos de acordo com as áreas de atuação e exigências específicas dos cargos.
O concurso teve grande relevância, tanto pela abrangência quanto pela diversidade de cargos, abrangendo funções em ministérios e autarquias do governo federal.
CNU: nota de provas deve ser divulgado nesta terça-feira (8)
As notas das provas objetivas, referentes aos blocos 1, 2, 3, 5, 6, 7 (para cargos de nível superior) e 8 (para cargos de nível médio), poderão ser consultadas diretamente no site oficial do CNU ou na área do candidato do portal da Cesgranrio.
Para acessar, o candidato deve realizar login neste link por meio do sistema ‘gov.br’.
O resultado incluirá o número de acertos, as notas individuais e as notas ponderadas para cada parte da avaliação, de acordo com o peso de cada disciplina.
Uma exceção é o bloco 4, cujas notas estão suspensas por decisão liminar da Justiça do Distrito Federal.
A suspensão permanecerá até que haja uma nova decisão judicial, mas o Governo Federal, por meio da Advocacia Geral da União (AGU), já informou que pretende recorrer.
Próximas etapas do CNU e recursos
A divulgação final dos resultados, incluindo a prova de títulos para os cargos de nível superior, está prevista para o dia 21 de novembro.
Os candidatos que forem convocados para a entrega de títulos terão até quinta-feira (10) para enviar a documentação exigida.
Após a divulgação dos resultados definitivos, a expectativa é que as convocações para preenchimento das vagas comecem ainda em novembro.
Entre os dias 8 e 9 de outubro, os candidatos que desejarem podem solicitar a revisão das notas da prova discursiva. O resultado dos recursos será divulgado em 17 de outubro.
Para os candidatos cotistas, a convocação para o processo de heteroidentificação ocorrerá também neste período.
O CNU marca um importante passo para o reforço do serviço público federal, com contratações previstas para iniciarem em janeiro de 2025, especialmente para cargos que exigem treinamento especializado.