Suspensão do auxílio gás em setembro: veja lista de famílias que não recebem
Muitas famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social, aguardam ansiosamente pelo repasse do benefício do programa Auxílio Gás neste mês de setembro.
Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) começou nesta semana a liberar os pagamentos referentes ao Bolsa Família para milhões de beneficiários em todo o país, e os dois benefícios costumam ser pagos juntos.
No entanto, em setembro, os repasses do Auxílio Gás foram suspensos, e abaixo explicaremos os motivos dessa suspensão e quem não recebe o benefício neste mês.
Suspensão do auxílio gás em setembro: veja lista de famílias que não recebem
O Auxílio Gás é um programa social que visa garantir às famílias de baixa renda o valor necessário para a compra de gás de cozinha (GLP).
O benefício, no entanto, não é mensal. Diferente do Bolsa Família, o Auxílio Gás é repassado a cada dois meses, apenas nos chamados meses pares.
Isso significa que, por regras definidas pelo próprio governo, não haverá pagamento do Auxílio Gás em setembro.
Ou seja, os meses em que o programa faz os repasses são fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.
Portanto, o último pagamento do Auxílio Gás ocorreu em agosto, e o próximo está previsto apenas para outubro.
Esta periodicidade bimestral é estabelecida devido ao orçamento limitado destinado ao programa, o que impede que todas as famílias que têm direito ao benefício o recebam mensalmente.
Quem não recebe o Auxílio Gás em setembro?
Cerca de seis milhões de famílias, que foram selecionadas por estarem entre os grupos mais vulneráveis, com menor renda per capita e residentes em regiões mais isoladas, são as beneficiárias do Auxílio Gás.
Essas são as mesmas famílias que receberam os pagamentos nos meses anteriores e que ficam sem o repasse agora em setembro.
Vale lembrar que o Cadastro Único (CadÚnico) regista mais de 40 milhões de famílias aptas a receber o benefício, incluindo os mais de 20 milhões que participam do Bolsa Família.
No entanto, o governo federal não dispõe de recursos suficientes para atender a todos, restringindo o pagamento a uma parcela específica da população.
Por isso, na pratica, são mais de 40 milhões de famílias que não recebem o benefício em setembro.
Bolsa Família segue em setembro sem o Auxílio Gás
Apesar da ausência do Auxílio Gás, os pagamentos do Bolsa Família seguem normalmente em setembro.
Os valores, que variam conforme a composição familiar, já começaram a ser liberados e seguem até o fim do mês. Confira o calendário completo:
- NIS final 1: 17 de setembro
- NIS final 2: 18 de setembro
- NIS final 3: 19 de setembro
- NIS final 4: 20 de setembro
- NIS final 5: 21 de setembro (antecipado)
- NIS final 6: 24 de setembro
- NIS final 7: 25 de setembro
- NIS final 8: 26 de setembro
- NIS final 9: 27 de setembro
- NIS final 0: 28 de setembro (antecipado).