Em que dia começa a primavera no Brasil?
A primavera é uma das quatro estações do ano, destacando-se por seus dias com temperaturas amenas e, em diversas regiões, pelo surgimento de uma variedade de flores. Ela tem início imediatamente após o inverno e encerra-se com a chegada do verão. Vale ressaltar que a ideia de primavera como a “estação das flores” não é uma característica universal.
No Brasil, onde as estações do ano são menos distintas, o período de floração varia consideravelmente. Ao invés de uma primavera com flores predominantes, o país vivencia um ciclo de floração que depende das espécies de plantas e das regiões específicas. Por exemplo, no Cerrado, os ipês frequentemente florescem durante o inverno, trazendo cores vibrantes à paisagem seca.
Neste texto você encontrará:
No Brasil, a primavera marca a transição do inverno seco para um aumento gradual das chuvas, preparando o caminho para as precipitações mais intensas que definem o verão. Durante essa estação, as temperaturas são amenas, embora o inverno no país nem sempre seja severamente frio. A primavera brasileira começa entre os dias 22 e 23 de setembro e se estende até 21 ou 22 de dezembro.
Veja também: Os dias estão cada vez mais longos graças às mudanças climáticas
Estações e equinócios
As estações do ano resultam do movimento de translação da Terra ao redor do Sol e da inclinação do seu eixo de rotação. A inclinação do eixo faz com que diferentes partes do planeta recebam quantidades variadas de luz solar ao longo do ano. Essa variação na incidência de luz solar provoca as mudanças de temperatura e define as distintas estações do ano.
Na região da linha do Equador, a luz solar é distribuída de forma bastante uniforme ao longo do ano, levando a duas estações principais: uma estação chuvosa e uma estação seca, em vez das quatro estações bem definidas. Conforme nos afastamos do Equador, as variações entre as estações tornam-se mais evidentes.
O equinócio é um fenômeno que acontece duas vezes por ano e sinaliza o início do outono e da primavera em cada hemisfério. Nesse período, o dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração. O equinócio de março marca o começo do outono no hemisfério Sul e da primavera no hemisfério Norte. Já o de setembro dá início à primavera no hemisfério Sul e ao outono no hemisfério Norte.
La Niña na primavera
Recentemente, o meteorologista da Climatempo observou um aumento notável na probabilidade de que o fenômeno La Niña venha a ocorrer, conforme indicam as mais recentes projeções do International Research Institute for Climate and Society (IRI/CPC).
As previsões sugerem que há uma probabilidade de 81% para a ocorrência do fenômeno La Niña entre outubro e dezembro, e de 83% para o período de novembro a janeiro. Espera-se que esse fenômeno meteorológico provoque chuvas mais intensas e abrangentes em diversas partes do Brasil, com foco especial em Rondônia e nas regiões oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, começando no início de outubro.