Estes inscritos estão correndo o risco de perder o Bolsa Família
Os pagamentos de setembro do Bolsa Família começarão na próxima terça-feira, dia 17, e irão beneficiar mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.
Contudo, nem todos os beneficiários que receberam o auxílio no mês anterior têm a garantia de recebê-lo agora, em função de um rigoroso pente-fino realizado pelo governo federal.
Essa fiscalização intensificada tem como objetivo assegurar que os recursos sejam destinados apenas às famílias que realmente necessitam, eliminando fraudes e irregularidades.
Estes inscritos estão correndo o risco de perder o Bolsa Família
O processo de verificação, conduzido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), avalia o cumprimento das regras do programa.
Beneficiários que não estiverem de acordo com as exigências podem ter o benefício bloqueado ou até cancelado.
Neste mês de setembro, aqueles que não atualizaram seus dados ou apresentaram informações inconsistentes estão mais propensos a perder o auxílio.
Entre os principais critérios que podem levar à suspensão do benefício está a renda per capita mensal. Famílias cuja renda ultrapasse o limite de R$ 218 por pessoa correm o risco de exclusão.
Mudanças na composição familiar, como o nascimento de filhos ou mudanças de endereço, também precisam ser informadas ao Cadastro Único (CadÚnico).
A falta de atualização dessas informações pode resultar no bloqueio do pagamento.
Além disso, o programa impõe regras relacionadas à saúde e educação. Famílias com crianças devem garantir que o calendário de vacinação esteja em dia, incluindo a vacina contra a covid-19 para crianças menores de cinco anos.
Também é exigido que os menores frequentem a escola regularmente, com uma taxa mínima de 60% de frequência para crianças de até seis anos e 75% para os mais velhos.
Gestantes devem informar a gravidez e realizar o pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Falhas no cumprimento dessas exigências podem gerar o cancelamento do benefício.
- Veja Também:
- Pagamento do Auxílio Gás foi suspenso em 2025?
Bolsa Família setembro: Todas as datas
Os pagamentos de setembro do Bolsa Família seguem o calendário abaixo:
- NIS final 1: 17 de setembro
- NIS final 2: 18 de setembro
- NIS final 3: 19 de setembro
- NIS final 4: 20 de setembro
- NIS final 5: 21 de setembro (antecipado)
- NIS final 6: 24 de setembro
- NIS final 7: 25 de setembro
- NIS final 8: 26 de setembro
- NIS final 9: 27 de setembro
- NIS final 0: 28 de setembro (antecipado)
Os valores continuam os mesmos, com o benefício mínimo de R$ 600, além de adicionais para crianças, gestantes e mães em fase de amamentação.